A astronomia friburguense tem sido representada em âmbito nacional. Isso porque, o Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf) está entre os concorrentes do 1º Prêmio AstroNova de Reconhecimento e Divulgação Científica. Divido em seis categorias, o concurso é organizado por uma revista do setor.
A premiação é dedicada a pessoas, grupos e entidades da astronomia amadora e divulgação científica que fazem a diferença no cenário brasileiro. A escolha dos ganhadores será feita a partir dos votos computados a internet.
Das seis categorias (divulgador científico, grupo destaque, astronomia na educação, astrofotografia, inovação em astronomia e pesquisa e monitoramento), Nova Friburgo é citada em três. A de “grupo destaque” através da Canf e as de “divulgador científico” e “astronomia na educação” representadas pelo presidente do Planetário da cidade, Reinaldo Ivanicska.
“Tiveram a gentileza de indicar meu nome e o da Canf. Não tenho a pretensão de ganhar, mas uma iniciativa como essa é boa para divulgar o trabalho que faço e, consequentemente, o planetário”, afirma Reinaldo.
As votações podem ser feitas até o dia 31 deste mês, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEdfM9qKY005RYXSQ1HiZC78UpZwEen3pD6SSWwr3JYaAOlQ/viewform .
Inaugurado em 2002, o planetário da cidade é responsável, juntamente com o Clube de Astronomia, por realizar diversas atividades ao longo do ano. O local conta com três espaços básicos: o prédio da cúpula de projeção, com sala sob a cúpula, a sala de astronomia e a sala de astronáutica. Dentre as ações realizadas estão cursos de astronomia e eventos de observação. O espaço fica localizado na Via Expressa, em Olaria.
Deixe o seu comentário