Clima de Natal em Friburgo dura mais em janeiro do que em dezembro

Segundo a prefeitura, decoração de praças e prédios públicos será retirada entre esta sexta e a próxima segunda
quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Natal em pleno janeiro: a decoração no Centro de Turismo (Fotos: Henrique Pinheiro)
Natal em pleno janeiro: a decoração no Centro de Turismo (Fotos: Henrique Pinheiro)

Pela tradição católica, as árvores de Natal são montadas a partir do dia 30 de novembro e toda a decoração deve ser recolhida no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Mas em Nova Friburgo o “clima de Natal” - e a magia das noites banhadas de luzes e cores, como mostrou reportagem com vídeo de A VOZ DA SERRA (RELEMBRE AQUI) - ainda perdura, pelo menos nas praças e em prédios públicos, como o Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira e a sede da prefeitura, na Avenida Alberto Braune. Neste dois imóveis, a retirada das decorações natalinas compostas por guirlandas, imagens de Papai Noel, festões e bolas de Natal, acontecerá nesta sexta-feira, 18.

Já as seis árvores de LED que decoram as praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, no Centro; Marcílio Dias na rotatória do Paissandu e também nas praças Primeiro de Maio, em Olaria, e Lafayette Bravo, no distrito de Conselheiro Paulino, só serão desmontadas pela empresa vencedora da licitação por cotação de preços, a Vacc Indústria, Comércio e Serviços, a partir da próxima segunda-feira, 21. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, pasta responsável pelo certame, a retirada das árvores nesta data estava prevista em contrato.

Como a licitação para aquisição da árvores de Natal, que custaram ao município R$ R$ 273 mil, só aconteceu no dia 10 de dezembro de 2018 e a montagem só foi finalizada no dia 15, a decoração já está exposta por mais tempo neste mês de janeiro do que em dezembro, durante o período das festas de fim de ano. Isso sem considerar o período em que as árvores passaram por ajustes, para incluir materiais decorativos que as deixassem mais “bonitas” durante o dia. Nesta sexta-feira, 18, completam-se 24 dias após o Natal.

As seis árvores que compõem a decoração natalina de Nova Friburgo eram compostas exclusivamente por lâmpadas de LED, em uma estrutura metálica. Acesas pela primeira vez dez dias antes do Natal, elas logo chamaram atenção da população. Muitos moradores criticaram o fato das árvores só surtirem um bonito efeito à noite, quando acesas, e durante mais se assemelharem a um “esqueleto de ferro”, como disse um leitor do jornal em e-mail enviado à redação.

A “feiúra” somada ao custo das estruturas causou reações negativas de friburguenses e turistas. O assunto chegou a ser um mais comentados nas redes sociais à época. As críticas aumentaram e, faltando cinco dias para o Natal, as árvores receberam uma camada extra de decoração. Para tal, a Secretaria Municipal de Turismo notificou a empresa responsável e cobrou que fosse realizada a adaptação das estruturas “aos termos do edital”.

Em nota emitida na ocasião, a prefeitura informou ainda que a empresa cumpriria com os requisitos da licitação e que havia contratado um decorador especializado em decoração de interiores de shoppings centers visando garantir melhorias estéticas durante o dia.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade