Clima de confraternização no primeiro ‘Chá da Tarde’ na Euterpe

Evento inicia série de atividades e agremiação prepara para mais um ‘Banda na Praça’
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Clima de confraternização no primeiro ‘Chá da Tarde’ na Euterpe

Um salão repleto de animação. Assim pode ser considerado o que se viu na tarde e noite do último sábado 19, na sede da Banda Euterpe Friburguense. Foi o primeiro Chá da Tarde, que a diretoria pretende realizar regularmente. Um clima de confraternização que reuniu seus diversos integrantes, entre associados, diretores e músicos — a chamada “Família Euterpista”.

Além de bingo, o evento contou com música ao vivo com a cantora Sonia Machado (voz) e acompanhamentos de Douglas Borges (voz e violão), tendo ainda o serviço de bufê a cargo de Manoela Sepulcri. O presidente Paulo Benitez da Silva e o ex-presidente Francisco de Assis da Silva comandaram o evento.

Estiveram presentes a colunista social Elisabeth Saldanda, a Beth do Licínio; a professora Helena Trigo Ruiz, esposa do ex-presidente da banda, Silvio Ruiz; a professora Sandra Pirazzo (ex-diretora do Ienf), a trovadora Elisabeth Souza Cruz, presidente da UBT/NF; o jornalista Eloir Perdigão, do jornal A VOZ DA SERRA, e dona Helena Bravo, a associada mais antiga da Euterpe e presença constante nos acontecimentos da banda, entre muitos outros ilustres.

Momentos de agradáveis encontros

Falando inicialmente da alegria de receber a todos, o ex-presidente Assis da Silva falou da alegria de receber a todos e que o principal objetivo em promover o acontecimento é proporcionar momentos agradáveis de encontro de pessoas amigas. “Nos dias de hoje, temos que fortalecer os encontros agradáveis, porque do contrário acabamos nos deixando levar pelas obrigações e rotinas e só nos vemos em momentos de necessidade”, acentuou.

O presidente Benitez agradeceu e parabenizou o diretor Manoel Ricardo Salgueiro, que idealizou e organizou o evento, ressaltando seu empenho pela Euterpe, citando sua preocupação com o salão da sede, que tem procurado manter com as características do tempo do Império e, ainda, sua dedicação à manutenção das dezenas de bandeiras que conseguiu obter através de diversas doações para os desfiles e apresentações da instituição.

O presidente Benitez ainda aproveitou para destacar o trabalho da Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, na qual atualmente 120 estudantes têm oportunidade de aprender música, e parabenizou ainda o maestro Nelson José da Silva, pedindo uma salva de palmas pelo trabalho que ele vem realizando à frente da banda.

Benitez ainda acrescentou que a escolinha de música é a verdadeira “menina dos olhos” da agremiação, acrescentando que sua verdadeira função não é somente formar músicos, mas também cidadãos melhores. Neste sentido, ainda lembrou as aulas de reforços em português e teoria musical, oferecidas, respectivamente com a professora Suely Iecker e com o músico e professor Tiago Vidal, visando à preparação dos jovens músicos para participarem de concursos em bandas militares e também como auxílio pré-vestibular.

Além disso, ele aproveitou para citar e agradecer a parceria da Aliança Francesa, que recentemente proporcionou o início de aulas de francês para os alunos de música da Euterpe, através do presidente da colônia suíça, Geraldo Thurler.

O ex-presidente Assis ainda complementou dizendo que a diretoria “não almeja apenas que os jovens aprendam música, mas que eles possam alçar grandes voos. Quando um deles passa num concurso ou entra para uma grande orquestra, essa é verdadeiramente a nossa grande satisfação por ver mais um jovem bem encaminhado”.

Idéia de Comitê Feminino e ‘Banda na Praça’ no sábado

Em breves palavras, o diretor de patrimônio Manoel Ricardo Salgueiro também falou da imensa satisfação em receber a todos, afirmando ainda o quanto são importantes na perpetuação da Euterpe e aproveitou para lançar a ideia da criação de um Comitê Feminino na instituição. Ele destacou a força da participação da mulher e o quanto a instituição precisa dessa participação.

E neste dia 26, o quarto sábado do mês, como acontece regularmente, a Euterpe Friburguense tem agendada sua apresentação no “Banda na Praça”. Realização em parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria municipal de Cultura, a série do programa cultural é realizado há mais de dez anos por força de um convênio autorizado pela lei municipal N° 3.703/2004.

A apresentação está programada para as 15h30, na Praça Getúlio Vargas, nas proximidades do coreto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: chá da tarde | Euterpe Friburguense | Banda na Praça
Publicidade