Eloir Perdigão
A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), tradicional instituição que congrega os empresários da cidade há 93 anos, realizou assembleia que elegeu Cláudio Verbicário para a presidência do Conselho Diretor, em substituição a José Alexandre Almeida, que ainda comanda os destinos da Acianf até o dia 1º de junho. Verbicário passou a presidência da Acianf para José Alexandre há quatro anos, depois de oito anos no cargo.
Para a presidência do Conselho Deliberativo foi eleito José Nader, e do Conselho Fiscal, Érico Bittencourt de Oliveira. A mesa da cerimônia foi composta por Cláudio Verbicário, José Alexandre Almeida, Walter Thuller (que presidiu a eleição), Elizabeth Meyer, Aryvelto Martins Cypriano e Armando Salles Teixeira. A eleição foi feita por aclamação, pois havia somente uma chapa concorrendo.
A chapa Paz e Desenvolvimento de Nova Friburgo, eleita para o biênio 2010/2012, também é integrada pelos vice-presidentes Júlio Cordeiro (Comércio), Ubaldo Damasceno (Finanças), Carlos Fonseca (Administração), Paulo Roberto Celles Cordeiro (Agronegócios), Dalva Brust (Serviços, Turismo e Cultura), João Batista Machado (Indústria e Meio Ambiente) e Alan de Almeida (Comunicação). Para a presidência do Conselho Deliberativo foi eleito José Nader, e para a vice-presidência, Dário Salomão. O Conselho Fiscal passa a ter como presidente Érico Bittencourt de Oliveira.
Em seu discurso de despedida, José Alexandre agradeceu a sua diretoria, a parceiros e a Cláudio Verbicário, enfatizando ter aprendido muito com ele e o fato de que dará continuidade ao seu trabalho. José Alexandre já deu início à transição para a posse, que ocorrerá no dia 1º de junho, passando ao seu sucessor toda a documentação contábil e financeira da entidade. Fez questão de destacar que não participou da nova chapa devido a compromissos já assumidos, mas garantiu que continuará apoiando a nova diretoria. Enfatizou também a necessidade de se começar a pensar, desde já, nas comemorações do centenário da Acianf, que ocorrerá daqui a sete anos.
Cláudio começou seu discurso explicando o porque do nome da chapa. “Paz, porque todos precisamos dela como condição primeira e desenvolvimento, porque temos que crescer”. Afirmou, em seguida, que aceitou ser candidato para poder contribuir com a cidade. Mostrando-se animado por ter sido eleito novamente para presidir uma associação que conta com três mil associados, como poucas instituições no Brasil, quer contar com o apoio de todos eles. Aliás, Verbicário pensa em aumentar o número de conselheiros justamente devido ao grande número de associados.
Mesmo assim, Verbicário pretende ampliar a participação do homem do campo na entidade, considerando um desafio a ser vencido a meta de chegar aos quatro mil associados. Outro de seus planos é a ampliação das Câmaras Empresariais para Lumiar e São Pedro da Serra.
Deixe o seu comentário