As cirurgias no Hospital Municipal Raul Sertã continuam sendo adiadas devido à falta de sangue no hemocentro de Nova Friburgo. Segundo informações da diretoria da unidade de saúde, o estoque está baixo e, por isso, reservado apenas para atendimentos de emergência e urgência. As operações de caráter eletivo — isto é, que são marcadas com antecedência e não são urgentes — estão sendo prorrogadas.
Na última quarta-feira, dia 31 de agosto, cirurgias tiveram que ser canceladas por falta de sangue tipo O, doador universal. Na ocasião, o hospital também afirmou que “nem todas as cirurgias dependem de sangue. Portanto, as cirurgias não foram interrompidas. Apenas algumas estão sendo adiadas, enquanto os estoques são normalizados. E a única medida, para o momento, é a realização de campanha para doação de sangue, pois a compra de sangue de outros hemocentros depende de licitação”, disse a nota enviada pela Secretaria de Comunicação.
Hospital convoca doadores
Devido à carência de sangue, o Hemocentro de Nova Friburgo, responsável por mais 13 municípios, deu início a mais uma campanha para convocar moradores da cidade e região, com o objetivo de repor o estoque e mantê-lo regularizado. Segundo a unidade, estão em falta todos os tipos sanguíneos com urgência, principalmente o tipo “O”.
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, peso mínimo de 50 quilos, prazo mínimo de repouso de seis horas, não ser usuário de drogas, não estar grávida nem amamentando e não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para aids. Não é necessário estar em jejum; basta não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, como leite, manteiga, queijo, presunto, ovos, entre outros. Não ter ingerido bebida alcoólica nas 24h anteriores à doação e não estar fazendo uso de medicamentos. Os doadores também não devem estar gripados ou com febre. É importante lembrar também que, para ser um doador, é importante levar a carteira de identidade ou algum outro documento com foto.
O procedimento de doação de sangue é simples, rápido e seguro. Todo material utilizado na coleta é esterilizado e descartável, não havendo risco de contrair qualquer doença. A coleta dura cerca de 15 minutos e o doador recebe um lanche após a doação. O organismo repõe em alguns dias o sangue doado.
O Hemocentro Região Serrana funciona em anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã (Rua General Osório 324, Centro) e o horário de coleta é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser prestadas pelo telefone 2523-9000, ramal 210.
Deixe o seu comentário