Cirurgia videolaparoscópica em discussão neste sábado

segunda-feira, 28 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Cirurgiões gerais, ginecologistas, obstetras e proctologistas de todo o estado são aguardados neste sábado, 26, para uma ampla discussão sobre a cirurgia videolaparoscópica no simpósio que acontecerá, das 9h às 13h, no anfiteatro da Examina (Rua General Osório 291, Centro). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vídeo Laparoscópica (Sobracil) e tem coordenação em Nova Friburgo do cirurgião José Antônio Verbicário Carim, que representa a Academia Fluminense de Medicina (AFM) no município. As inscrições podem ser feitas meia hora antes do evento e são gratuitas para sócios da Sobracil. Para os não sócios é cobrada taxa de R$ 90.

O cirurgião e ex-prefeito de São Sebastião do Alto, Antônio Segalotti, abrirá o círculo de palestras sobre o tema colecistectomia videolaparoscópica, debatendo Como tratar as complicações e intercorrências cirúrgicas. Haverá participação ainda dos médicos Jomar Jober Ernandes Brito, Renato Lima Rodrigues e Marcos Fernandes. Em seguida os cirurgiões Alexandre Miranda Duarte e Guilherme Jaccoud discutirão o momento exato da conversão e o cálculo residual. O anfitrião José Antônio Verbicário Carim apresentará o tema Lesões iatrogênicas das vias biliares e o cirurgião Luiz Alfredo D’Almeida discorrerá sobre o Manejo da pancreatite na decorrência da litíase biliar, com debate a cargo dos médicos Rômulo de Souza Tassara e Flávio Luz Ferreira.

O alcance da videolaparoscopia em oncologia será tema de discussão para o cirurgião José de Ribamar Sabóia de Azevedo. A videocirurgia de emergência e suas técnicas e táticas serão alvos de abordagem no simpósio pelos médicos Gerdal, Luis Carlos Gomes Maggione e Marcus Salomão. Outra tema de debates será apendicite aguda, a cargo do cirurgião José Júlio do Rego Monteiro Filho. Ele será seguido do cirurgião Filipe de Bustamante Carim, que apresentará o tema Tratamento do coto apendicular, e do médico Thiers Soares, que discutirá urgências ginecológicas. Outro tema de destaque no evento será a prenhez tubária em rota por vídeo, com o cirurgião Homero de Araújo Padilha Neto.

O tratamento da obstrução intestinal por vídeo será debatido pelos médicos Marcos Filgueira e Carlos Manoel Craveiro Tavares Pereira. O encerramento ficará a cargo dos cirurgiões José Augusto Drindel, José de Ribamar Sabóia de Azevedo, Luiz Alfredo D’Almeida e Romualdo Gamaque, que discutirão o tema Ressecção de colo sigmoide por endometriose com suboclusão associada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade