No dia 21 de junho começou o inverno no hemisfério sul, período de maior circulação do vírus da gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, a temperatura baixa, o ar seco e lugares fechados ou com aglomeração de pessoas favorecem a circulação dos vírus. Ninguém deve abrir mão de medidas preventivas para evitar a doença.
O contágio deve ser evitado principalmente lavando as mãos. Outra questão é manter o ambiente da casa e do trabalho bem arejado, ventilado e trocar o filtro do ar-condicionado. Outro fator a ser evitado é estar em ambientes muito cheios de gente.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, além de evitar a contaminação pelo vírus da gripe, os cuidados com a higiene podem afastar outros vírus que também provocam complicações respiratórias. "Nós temos que lavar as mãos, fazer todas as ações de higiene, ter cuidado ao tossir, usar lenços descartáveis e sempre lavar as mãos, principalmente quando estiver gripado. Assim, nós teremos outros mecanismos que poderão proteger não só contra a influenza, mas também outros vírus respiratórios.”
A gripe é uma doença que pode ser transmitida ao tossir, falar ou espirrar, pelas secreções das vias respiratórias e pelo contato com objetos contaminados. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.
Deixe o seu comentário