Circuitos temáticos atraem visitantes no Estado do Rio

Polo Cervejeiro e Rota da Cachaça ajudam a difundir as tradições e cultura do interior
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Circuitos temáticos atraem visitantes no Estado do Rio
Circuitos temáticos atraem visitantes no Estado do Rio

Ao longo de 2014, foram realizadas diversas iniciativas em prol do desenvolvimento de circuitos temáticos no Estado do Rio. E um dos destaques foi o lançamento, em novembro, do Polo Cervejeiro da Região Serrana, abrangendo Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.

Idealizado pela Associação Turística das Cervejas & Cervejeiras do Rio de Janeiro e apoiado pelo governo do estado, o circuito permite que os turistas conheçam o processo de produção da bebida, e ao mesmo tempo, também entrar em contato com a cultura da região e usufruir de sua gastronomia e paisagens.

Outra iniciativa de destaque foi a criação da Rota da Cachaça do Vale do Café, que reúne 15 municípios das regiões Médio Paraíba e Centro-Sul fluminenses. Atualmente são produzidos por ano cerca de 700 mil litros da bebida. A cachaça do Vale do Café conta com prêmios internacionais de qualidade e é exportada como bebida premium para vários países da Europa e do Oriente e para os EUA.

VALORIZAÇÃO TURÍSTICA – O governo estadual desenvolveu, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), o projeto de Sinalização de Valorização Turística, que visa valorizar os ativos culturais dos municípios fluminenses. A iniciativa, inédita no Brasil, destaca, por meio de placas instaladas nas rodovias estaduais, curiosidades e aspectos particulares das localidades, sejam eles culturais, gastronômicos, históricos ou esportivos.

Na primeira fase do programa, que teve início em outubro, foram instaladas placas em 30 cidades, totalizando 300 sinalizações. O primeiro município contemplado com o projeto foi Carmo. As placas contêm informações singulares como Terra de Egberto Gismonti, Terra do Nelore Lemgruber, Terra da Água Mineral e Terra do Túnel que Chora.

O projeto contempla também Nova Friburgo, Bom Jardim, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Morais e Cachoeiras de Macau. De outras regiões, os municípios beneficiados foram Rio Claro, Quatis, Resende, Rio das Flores, Petrópolis, Miguel Pereira, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, Magé, Teresópolis, Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Paty de Alferes, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras, Valença e Itatiaia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: cerveja | cerveja artesanal | Turismo
Publicidade