Circuito Tela Verde acontece em Lumiar

terça-feira, 30 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Começa hoje, 30, em Lumiar, o Circuito Tela Verde. Promovido em Nova Friburgo pela Superintendência Regional Rio Dois Rios (Suprid), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Cineclube Lumiar, a mostra é fruto de parceria inédita entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Cultura (MinC), com o objetivo de estimular atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual. Em Nova Friburgo a mostra teve início na última terça-feira, 23, no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas 71, Centro), com exibição de seis curtas-metragens produzidos por diferentes comunidades do país.

Os filmes exibidos nesta terça-feira, 30, tanto em Lumiar quanto no Centro de Arte, são: Coisas impossíveis, uma pesquisa sobre as invasões das áreas de preservação ambiental em Arraial do Cabo, mostrando o duelo inevitável entre os direitos de preservação e os de moradia; Outras praias, também realizada em Arraial do Cabo, mostrando a realidade da cidade após o boom costumeiro de turistas durante a alta temporada; Retrato, outro filme rodado em Arraial do Cabo, um filme sem diálogos que mostra o cotidiano de um rapaz que participa do projeto Guardião Ecológico, responsável por limpar a sujeira deixada nas areias da cidade; Antes que a casa caia, sobre a vida de famílias que têm de conviver com a realidade de ter uma pedreira como vizinha; Rio... para não chorar, que mostra como as alterações provocadas na natureza pelo homem acabam alterando a sua própria vida, neste caso em particular, nos rios, transformados em valões; e Roda viva, filme rodado em Araruama, onde a lagoa que dá nome à cidade testemunhou não só a própria destruição causada pela contínua poluição, mas também alterações no ambiente a seu redor, como a queda do turismo, o fim dos peixes e a transformação das salinas em grandes condomínios.

A exibição dos filmes em Lumiar acontece na Euterpe Lumiarense, sede do Cineclube Lumiar, na Praça Levi Ayres Brust, ao lado dos Correios, às 8h e 19h. A entrada é franca, e grupos podem fazer agendamentos com Pedro pelos telefones 2542-6117 e 9273-9833. No Centro de Arte os filmes são exibidos a partir das 15h. A entrada também é franca e pode-se agendar para grupos pelo telefone 2533-1359, com Lúcia. No fim da sessão haverá debate com o geólogo do Inea, Ricardo Silva de Souza. A mostra segue até o dia 21 de julho, em ambos os locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade