O Teatro Municipal de Nova Friburgo vai estar movimentado a partir deste domingo, 10. Tudo por conta do Circuito Estadual de Artes, que oferecerá diversão de alta qualidade a um público de todas as idades. E, o que é melhor: a preços populares, com ingressos a R$ 10. Espetáculos teatrais e musicais são os destaques da iniciativa, promovida pelo governo do estado do Rio, em parceria com a Prefeitura, através das respectivas secretarias de Cultura.
A programação será aberta neste domingo, com a peça O Confronto, baseada no livro do sociólogo Luiz Eduardo Soares, ex-secretário estadual de Segurança Pública. Com início às 20h, a peça fala das relações do poder com o crime, tema bastante explorado no cinema, mas pouco abordado no teatro. É um espetáculo com 18 atores em cena, que provocam uma reflexão no público sobre o processo pelo qual o crime cresce, tornando-se um problema cotidiano de cada cidadão brasileiro. Apesar de ser uma obra de ficção que não pretende retratar nenhuma pessoa ou fato real, Confronto fala de todo o cruel sistema da impunidade do crime com lucidez e construtividade e até certo humor.
A peça gira em torno de Luiz Felipe, que é secretário de Segurança do Estado. Limpo, bem-intencionado, humanista e intelectual de renome internacional, tem absoluta convicção sobre a eficiência do trabalho que vem fazendo a duras penas. Ele enfrenta os corruptos, as deformações do sistema, tem consciência das dificuldades e dos vícios que brasileiros, e acredita na confiança que o governador lhe dedica.
Já nesta segunda-feira, 11, o destaque é a apresentação do Pianorquestra, que brindará o público com um espetáculo de cores, movimento e beleza. Aclamado pela crítica como um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental brasileira, o Pianorquestra chama a atenção pela originalidade e qualidade do trabalho, que envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado.
Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha e peças de metal, madeira, tecido e plástico especialmente construídas para o grupo, as apresentações exploram as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o piano em sua própria orquestra.
O grupo tem direção musical do consagrado pianista Cláudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Marina Spoladore, Maíra Freitas e Gisele Sant’Ana, e da percussionista Masalo Tanaka. O grupo explora de forma inédita os elementos étnicos das raízes brasileiras, em interpretações virtuosas, sem abrir mão da sensibilidade, delicadeza e lirismo, num repertório que contém samba, coco, ciranda, repente, maracatu, entre outros ritmos tipicamente brasileiros mesclados com influências mundiais contemporâneas.
Vale a pena conferir os espetáculos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2522-9966 ou no site www.friweb.com.br. A classificação etária da peça é 16 anos e da apresentação musical é de 12 anos (MENORES DE 18 ANOS DEVEM EASTAR ACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS).
Deixe o seu comentário