Cinquentenário dos Jogos Florais terá programação intensa

quarta-feira, 13 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

SECOM - Há 50 anos, em saraus de trovadores, os poetas Luis Otávio e J. G. de Araújo Jorge – este, autor do conhecido Canto a Friburgo, cujo verso principal é “Nova Friburgo, parada de um caminho, a caminho do céu” – tiveram a ideia de criar um concurso de trovas. A cidade de Nova Friburgo, pela qual nutriam muita admiração, lhes pareceu a mais propícia para a realização do certame, devido à semelhança com a região de Toulouse, na França, onde havia, na primavera, um campeonato de trovas chamado Jogos Florais, em homenagem à deusa Flora, cujo prêmio principal era uma guirlanda de flores.

Encantados com a beleza europeia de Nova Friburgo, ambos criaram os primeiros Jogos Florais do Brasil, realizados na cidade. Este ano, quando o concurso completa seu jubileu de ouro, os temas amor, saudade e ciúme, lançados nos primeiros Jogos, voltaram a ser inspiração para os trovadores.

Rodolpho Abbud, ícone da trova friburguense, ostenta, aos 82 anos, a honra de ter participado dos primeiros Jogos Florais, criados em 1959 e realizados em 1960. presidente da União Brasileira de Trovadores de Nova Friburgo (UBT-NF), Abbud já foi premiado em centenas de concursos no país e é autor de cerca de cinco mil trovas.

Trovador número um da cidade, ele trabalhava como comentarista de futebol na Rádio Sociedade de Friburgo quando começou o movimento trovadoresco em Nova Friburgo. Seu primeiro prêmio com a arte de trouver – palavra francesa, com significado de procurar – foram cinco mil réis em um concurso da Rádio Nacional, com os versos “Foi numa festa junina/ que eu vi a Rita sapeca/ A cabocla era bonita/ Parecia uma boneca”.

Abbud, que detém o título de Magnífico Trovador Honoris Causa, se diz muito feliz em participar do cinquentenário dos Jogos Florais de Nova Friburgo.

“Como parte dessa história, vivo dias muito felizes. Este ano é um marco histórico na vida dos trovadores de todo o país”, avalia.

Exposição inaugura calendário de eventos

Na sexta-feira, 8, aconteceu o primeiro evento da ampla programação dos 50° Jogos. A abertura da exposição “Memórias dos Jogos Florais”, no Centro de Arte, contando a história dos 50 anos do movimento trovadoresco na cidade. Numa realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, em parceria com a UBT-NF, a exposição mostra as capas dos livros das trovas vencedoras de todos os concursos, fotos históricas, troféus e objetos que simbolizam o cinquentenário.

Na abertura da exposição, na última sexta-feira, 8, o coral As Seresteiras interpretou as canções Estão voltando as flores e Hino do Trovador, além do Hino de Nova Friburgo, puxado pelo violonista Ivan Diolindo, que fez todos os presentes cantarem os versos em homenagem à cidade.

Segundo Elisabeth Souza Cruz, trovadora e relações públicas da União Brasileira de Trovadores de Nova Friburgo, a exposição é apenas o início de uma série de eventos comemorativos aos 50 anos dos Jogos Florais.

As comemorações, no mesmo mês de aniversário da cidade, terão várias etapas. Com a chegada dos Trovadores do Brasil, as festividades seguirão até o dia 17 de maio.

Confira a programação completa do cinqUentenário:

14 de maio (quinta-feira)

15h – O prefeito Heródoto Bento de Mello recebe, em seu gabinete, os Trovadores do Brasil, com a Banda Municipal da Secretaria de Cultura, sob a regência de Mário Jorge.

16h - Inauguração da exposição de trovas na praça Getúlio Vargas.

20h - Teatro Municipal de Nova Friburgo - Noite da Gratidão e escolha da Musa dos Jogos Florais, com participação do coral da Aliança Francesa.

15 de maio (sexta-feira)

10h - Manhã turística com os trovadores.

16h - Missa em trovas na catedral de São João Batista.

20h - Noite dos Magníficos, no Nova Friburgo Country Clube.

16 de maio (sábado) - aniversário da cidade

10h - Inauguração do Caminho da Trova, junto à fonte do Suspiro.

14h – Participação na parada cívico-militar do aniversário de Nova Friburgo

17 de maio (domingo)

10h30 - Entrega dos prêmios aos vencedores dos L Jogos Florais de Nova Friburgo, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade