Antonio Fernando
Nesta época natalina, a gastronomia ganha um atendimento diferenciado, muitos pratos deliciosos vão para a mesa, as sobremesas fazem delirar toda a família, champanhe, prosecco, vinhos de diversas procedências, bebidas em geral. A barriga ganha destaque e a mesa farta é o ponto de encontro. O cinema também rende homenagem à gastronomia e os filmes com este tema são de dar água na boca. Experimente só.
Não é de hoje que o cinema mundial usa a gastronomia como cenário para grandes produções. Em diversos filmes, o roteiro se desenrola ao redor da mesa ou em torno do fogão. Atualmente, numa onda pop, o tema cozinhar está mais em alta do que nunca e isso também se reflete no cinema. Do clássico "A Festa de Babete” ao mais recente "Julie & Julia”, o menu é imenso. Vamos à mesa, ou melhor, à tela.
Chocolate
A mãe solteira Vianne (Juliette Binoche) se muda com a filha para uma pequena cidade francesa, onde ela abre uma bomboniere. À medida que seus deliciosos doces despertam interesse dos moradores, Vivianne sofre preconceito por parte dos mais conservadores que alegam que seus doces são uma tentação, e sua postura, um atentado à moral. Um complô para expulsá-la da cidade começa a se armar. Com Juliette Binoche, Johnny Depp e Alfred Molina.
A Festa de Babette
No longa francês, Babette (Stéphane Audran), ao fugir da repressão à Comuna de Paris, vai trabalhar como cozinheira e faxineira na casa de uma família numa longínqua vila perdida num país nórdico. Após anos na casa, ela ganha uma fortuna numa loteria. Ela usa todo o dinheiro para oferecer um autêntico banquete francês. Babette foi chef de cozinha no elegante Café Anglais, e desperta a curiosidade de um elegante militar francês, convidado de honra na casa onde trabalha e que reconhece seu talento como chef.
Sabor da paixão
A bela e talentosa Isabella (Penélope Cruz) tem o dom de encantar paladares com sua comida. Cansada da sua vida, ela decide abandonar o casamento e o restaurante do marido no Brasil e partir para São Francisco para lutar por sua carreira na cozinha. Lá, ela se une à amiga de infância, Monica (Harold Perrineau Jr). Ao lado da amiga, Isabella mergulha fundo em seu talento e paixão em busca da receita perfeita.
Ratatouille
O longa de animação conta a história do ratinho Remy, que sonha em ser um grande chef de cozinha em Paris. Um sonho um tanto ousado para um rato, que sempre que entra numa cozinha é logo enxotado. Quando ele conhece o confuso ajudante de cozinha Linguini, vê a chance de tornar seu sonho realidade. Em segredo, os dois se tornam parceiros na cozinha e para que tudo dê certo não podem ser descobertos.
A Grande Noite
Os imigrantes italianos Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci) pretendem abrir um restaurante italiano nos EUA, chamado The Paradise. Para promover o restaurante, eles decidem chamar um grande músico de jazz e oferecem na mesma noite um cardápio espetacular. No elenco Stanley Tucci, Tony Shalhoub, Minnie Driver e Isabelle Rosselini.
Julie e Julia
O filme traça um paralelo em duas histórias reais, mas de épocas diferentes. Julia Child (Meryl Streep) se muda para França com o marido e começa a saga para publicar um livro com receitas francesas para americanos. Anos depois, Julie Powell (Amy Adams), uma escritora frustrada, decide criar um blog onde reproduzirá todas as receitas do livro de Julia Child em 365 dias. Situações engraçadas, dramáticas e românticas se intercalam no roteiro regado a muita manteiga e molhos.
La Grande Bouffé
No polêmico filme de 1973, de Marco Ferreri, um grupo de amigos dominados pelo tédio decide se reunir para cometer suicídio. O curioso é a forma como escolhem morrer: comendo. Apesar da morbidez do tema, o filme apresenta a comida em uma perspectiva bela por meio dos pratos.
Vatel: Um banquete ao rei
O príncipe de Condé (Julian Glover), na França de 1671, toma uma decisão ousada: servir um banquete ao rei Luis XIV (Julian Sands), com o objetivo de agradar o monarca e ter assim as dívidas pagas. Vatel (Gerard Depardieu), empregado do Condé, é o responsável pelo espetáculo, que envolve excentricidades culinárias.
O Tempero da vida
O cozinheiro Fanis Iakovidis (Georges Corraface) de 40 anos se reencontra com seu avô, o filósofo culinário Vassilis (Tassos Bandis), a quem não via desde os sete anos. Num momento crucial de sua vida, Fanis percebe que sua vida precisa de mais tempero e sabor.
Quem está matando os grandes chefs?
Um por um, os grandes chefs de cozinha da Europa estão sendo assassinados. O mistério toma conta quando se descobre que cada um deles é morto da mesma forma como preparam suas especialidades. Apesar de se pautar em crimes, trata-se de uma comédia.
Veja (saboreie) também:
Parente... É Serpente; Como Água Para Chocolate; A Época da Inocência; O Cheiro da Papaia Verde (foto); Comer, Beber, Viver; A Grande Noite; O Jantar; O Amor Está na Mesa; Simplesmente Martha; O Filho da Noiva; Um Casamento à Indiana; Casamento Grego; O Tempero da Vida; Fuso Horário do Amor; Maria Antonieta; As Férias da Minha Vida; Volver.
Nestes filmes não precisa fazer reservas. Você vai se saciar. Bom apetite!
Deixe o seu comentário