Cinema - O que seria do filme sem música?

sexta-feira, 20 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Antonio Fernando

A música faz a maior diferença em um filme e fica melhor ainda quando os diretores acertam na escolha. Existem filmes que marcam nossa vida, seja pelo seu significado ou pelo momento em que o vimos. De qualquer maneira, uma das coisas mais marcantes dos filmes, e que contribuem e muito para o sentimento de nostalgia, é a trilha sonora. O que seria do cinema sem música? É ela que cria o clima e ajuda a tornar o filme inesquecível. A música de "... E o ventou levou”, por exemplo, é considerada o clássico dos clássicos, e sua trilha arrebata corações até hoje! Por outro lado, você conseguiria imaginar o Indiana Jones sem o "tan-taraaan-tan, tan-taraan-tan?” 

As trilhas sonoras são memoráveis e é difícil relacionar as melhores e os melhores compositores, mas vou tentar listar abaixo aqueles que entraram para a história e ficaram em nossa memória.

 

John Williams

É considerado um dos maiores nomes das trilhas sonoras. Com 49 indicações ao Oscar, tem uma longa parceria com Steven Spielberg e assina temas memoráveis como Indiana Jones, Jurassic Park, Superman, E.T. - O Extraterrestre, Tubarão, A Lista de Schindler, Harry Potter, O resgate do soldado Ryan, Lincoln e muitos outros. Além, é claro, do clássico Guerra nas Estrelas, em que imortalizou a "Marcha Imperial”.

 

Hans Zimmer

Trilhas para O Rei Leão, Piratas do Caribe, Batman – O Cavaleiro das Trevas e Pearl Harbor. É autor de mais de 100 obras.

 

Nino Rota

A canção mais famosa do compositor italiano é a trilha de O Poderoso Chefão. Fez também a trilha para Romeu e Julieta e A Doce Vida, entre muitos outros.


Jerry Goldsmith

Alem de Star Trek, o compositor foi responsável por clássicos como Chinatown, Poltergeist, Planeta dos Macacos, A Profecia, entre muitos. Indicado 18 vezes, recebeu um Oscar.


Henri Mancini

A Pantera Cor de Rosa marcou a carreira de Henri Mancini e ficou na cabeça de todos nós. Ele também fez a trilha de Bonequinha de Luxo, Hatari e muitos outros.


Max Steiner

O genial compositor austríaco é autor de uma das mais emblemáticas canções do cinema americano: ...E o ventou levou. Eterna, simplesmente. O filme é de 1939, e sua trilha continua emocionando até as gerações mais novas. Entre as décadas de 1930 e 1960, Steiner foi um dos mais notórios compositores do cinema americano, criando temas para vários filmes, como Casablanca, Nasce uma Estrela, Jezebel, entre outras mais de 200 produções. Indicado 18 vezes pela academia, levou o Oscar em três edições. Anos após sua morte (1971), ele permanece um dos gigantes da história do cinema, e sua música ainda floresce.

 

Alan Menken 

Fez diversas trilhas para os filmes de Walt Disney, como A Pequena Sereia, Pocahontas, A Bela Adormecida, Aladin. Ganhou diversos Oscar. 


Alfred Newman

Não existe a possibilidade de você nunca ter ouvido uma trilha de Alfred Newman. Duvida? Se você já viu alguma produção da Fox Film (ou pelo menos um trailer), já escutou, pelo menos, a clássica abertura "Twentieth Century-Fox Fanfare”. Newman alcançou a incrível marca de 45 indicações da Academia, levou nove Oscar, e entre 1938 e 1957 foi indicado, consecutivamente, a 20 indicações. Um feito insuperável até hoje. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cinema
Publicidade