Antonio Fernando
O primeiro professor a gente nunca esquece. E também do segundo, do terceiro, de vários mestres que ajudaram a nossa formação e hoje estão guardados do lado esquerdo do peito. Nesta semana comemoramos o Dia do Professor, uma data que passa despercebida por muitos, mas que possui um valor especial. Afinal, o que seríamos sem aquelas criaturas dedicadas, exigentes e amáveis que nos ensinaram tanto e nos colocaram com o pé direito na vida que vivemos? A eles, a nossa gratidão, e em sua homenagem relacionamos filmes que todos os alunos (e professores) deveriam assistir.
Do clássico Ao Mestre, com Carinho, passando pela escola de Harry Potter e pelas loucuras da Sociedade dos Poetas Mortos, muitos filmes exibem a convivência dos colégios internos a escolas da periferia, revelando dificuldades, problemas e esperança, despertando interesses que vão muito além da sala de aula.
Confira os filmes abaixo:
1. Clube do Imperador
2. Sociedade dos Poetas Mortos
3. A Onda
4. Escritores da Liberdade
5. Entre os Muros da Escola
6. Encontrando Forrester
7. Larry Crowne – O Amor Está de Volta
8. Gênio Indomável
9. Uma Mente Brilhante
10. Preciosa – Uma História de Esperança
11. Ao Mestre, com Carinho
12. Mentes Perigosas
Os professores mais famosos do cinema
O gente boa - O extrovertido professor John Keating, interpretado por Robin Williams, em Sociedade dos Poetas Mortos.
O intruso - Adepto das roupas bregas e fã de rock’n’roll, o professor Dewey Finn, vivido por Jack Black, em Escola de Rock.
Da família - A professora Anna Leonowens (Jodie Foster), de Anna e o Rei, é um bom exemplo disso.
O disciplinador - A classe e a elegância do Professor Xavier, vivido por Patrick Stewart em ‘X-Men’, são dignas de um lorde.
O chato - Sabe aquele professor que impõe medo na turma só pela aparência? A chatice em forma de professor é Severo Snape, da série Harry Potter.
E você? Sentiu falta de algum professor na lista? Ensinar é uma arte!
Deixe o seu comentário