Antonio Fernando
Oano é 2027 e o cidadão mais jovem do planeta está com 18 anos. A Terra está sofrendo um fenômeno que fez com que a humanidade como um todo deixasse de ser fértil. Não há mais crianças em lugar nenhum no mundo. Porém, um grupo de idealistas descobre uma jovem africana grávida que foi capturada por um grupo de guerrilheiros. O objetivo é resgatar a grávida e protegê-la, para que a procriação volte a acontecer.
A trama pode ser simples, mas contém todos os ingredientes da tradicional ficção de George Orwel ao retratar um futuro sombrio para a humanidade. O filme Filhos da Esperança (2006), dirigido pelo mexicano Alfonso Guarón e baseado no romance da escritora inglesa Phyllis Dorothy James, mostra o problema da superpopulação e o combate à fertilidade, coisa que já vem sendo praticada em menor escala em algumas nações.
Trata-se de uma ficção com sabor de aventura, fantasia e drama, interpretada por Clive Owen, Julianne Moore e Michael Caine. O filme ganhou o prêmio Lanterna Mágica do Festival de Veneza e foi indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado e fotografia.
No filme, Guarón retratou um universo miserável repleto de lixo e mendigos habitando uma soturna Inglaterra (ele dirigiu O Prisioneiro de Azcaban, da série de Harry Potter). O diretor conseguiu criar uma atmosfera ainda mais impressionante que a de Blade Runner, pois trabalha com uma realidade mais possível que a do caçador de androides, de Ridley Scott.
Deixe o seu comentário