Todo domingo tem cinema de graça em Lumiar. E neste fim de semana o Cineclube Lumiar faz sessão dupla, com animação japonesa e documentário nacional. A partir das 16h, Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, o mais recente trabalho cinematográfico de Hayao Miyazaki, criador do premiado A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado. O desenho conta a história de Sosuke, um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourada, cuja cabeça está presa num pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca num balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que cuidará dela. Só que um feiticeiro, que um dia foi humano e hoje vive no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.
Mais tarde, às 18h, o Cineclube exibirá a produção brasileira Lixo Extraordinário, premiada em festivais internacionais. Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, onde ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
As exibições do Cineclube Lumiar acontecem todos os domingos, no salão da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, com apoio institucional do CineMais Cultura, Ascine-RJ, Oficina-Escola as Mãos de Luz e CulturaNF. A entrada é franca. LIVRE
Deixe o seu comentário