No próximo domingo, 19, às 16h, o Núcleo de Saúde Mental ComVida, do Grupo de Artes Theatro Dona Eugênia, promove sessão de cinema na Tribuna Livre Cultural, em Lumiar. A intenção do trabalho, segundo uma de suas coordenadoras, Marcelle Nader, é levar a discussão sobre a loucura para além dos muros das instituições, e práticas na área da saúde para outros espaços e com outros interlocutores. “Quando nos arriscamos a levar a discussão sobre saúde mental para espaços públicos, há a possibilidade de ir além das questões restritas à doença mental, dos rótulos, dos diagnósticos psicopatológicos e das formas de tratamento para falar dos temas relativos a cidadania e direitos humanos. Falar de loucura nos levou a falar da vida.”
O filme a ser exibido, o italiano “Dá pra fazer”, conta a história de Nello, um sindicalista afastado de suas funções por ter ideias “avançadas” demais, e que se vê dirigindo uma cooperativa de pessoas com transtornos mentais, ex-internos de manicômios que foram fechados. Nello convence os sócios a substituir esmolas assistencialistas por trabalho de verdade, inventando atividades adaptadas às capacidades de cada um dentro da cooperativa.
A entrada para a sessão é franca e a classificação é 16 anos. A ação faz parte da programação da terceira edição do Ato Louco, que começou no dia 25 de junho, na Usina Cultural, também com apresentação do filme, e reuniu pessoas de variadas áreas e interesses. O grupo agradece o apoio da Usina Cultural, do jornal A Voz da Serra, e à presença de todos, em especial da professora Bárbara Breder e dos integrantes do grupo SOS Praça Getúlio Vargas – Abraço às Árvores.
Deixe o seu comentário