Cine Bolado: começa terceira edição do Ato Louco

Ações promovem a discussão sobre a luta antimanicomial no Brasil; evento é do Núcleo de saúde Mental ComVida
quarta-feira, 24 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O Núcleo de Saúde Mental ComVida, do Grupo de Artes Theatro Dona Eugênia, inicia nesta quinta, 25, às 18h30, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas 55, Centro) a 3ª edição do Ato Louco, evento cujo objetivo é o de promover a discussão sobre a saúde mental e a luta antimanicomial — que tem no dia 18 de maio o seu dia nacional. As ações do Ato Louco acontecerão ao longo do ano e a primeira delas, nesta quinta, será uma sessão de cinema intitulada Cine Bolado, com direito a bolo e rodada de conversas. O filme escolhido é o italiano “Dá pra fazer”, que conta a história de Nello, um sindicalista afastado do sindicato por ter ideias “avançadas” demais, e se vê dirigindo uma cooperativa de pessoas com transtornos mentais, ex-internos de manicômios que foram fechados. Nello convence os sócios a substituir esmolas assistencialistas por trabalho de verdade, inventando atividades adaptadas às respectivas capacidades de cada um dentro da cooperativa. A entrada é franca e a classificação é 16 anos. Em julho, o local escolhido para o Cine Bolado é a Tribuna Livre, em Lumiar.

No processo de pensar o campo da saúde mental e da atenção psicossocial e no desafio de se construir uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico, uma rede de serviços de saúde territoriais que acolham e busquem construir e viabilizar estratégias que garantam a autonomia, a cidadania e a liberdade das pessoas em sofrimento psíquico, é importante compreender a reforma psiquiátrica para além da redução gradativa dos leitos em hospitais psiquiátricos. Refere-se à mudança de um modelo de atenção centrado unicamente no hospital para um modelo de atenção não excludente inserido na comunidade. “Estamos falando da construção de um novo lugar social e de um outro entendimento sobre a loucura e das pessoas identificadas como loucos”, diz Marcelle Nader, uma das coordenadoras do evento.

O grupo ComVida foi fundado em 2003 e foi o primeiro grupo de Acompanhamento Terapêutico de Nova Friburgo. Há mais de dez anos trabalha com a estratégia de inclusão de pessoas com deficiência mental e/ou transtorno mental no meio social. O ComVida se uniu com o Grupo de Artes Theatro Dona Eugênia, formando assim o Núcleo de Saúde Mental ComVida, que oferece: acompanhamento terapêutico; gerência de trabalho como suporte na inserção de pessoas em sofrimento psíquico no mercado formal de trabalho; ações nas áreas da cultura, arte e saúde. Mais informações através do telefone (22) 2533-0303, e-mail comvida.at1@gmail.com e o blog comvidanf.blogspot.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cine Bolado | Ato Louco | Cinema | saúde mental | manicômio | psique | mente | filme
Publicidade