O clima de ansiedade tomou conta da cerimônia de premiação da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, realizada no último dia 29 de abril, na Unidade Sede Centro do Senai-RJ. Na ocasião, foram divulgados os nomes dos sessenta estudantes medalhistas desta etapa, que é a fase preliminar para a Etapa Nacional.
Cinco alunos do Senai Nova Friburgo foram premiados na etapa estadual: Fabio Bertolino Vasconcellos, cotista da Stam, e aluno do curso de Mecânica de Manutenção, levou o Ouro, ficando em 1º lugar; Marlon de Paula Branco (Desenho Mecânico em CAD), ficou em 2º lugar – prata; Andre Luis Eller Tardin, cotista da Arp, e aluno do curso de Tornearia Mecânica, conseguiu o 2º lugar, levando a prata pra casa; Emerson Fagundes Gomes, cotista da Stam, e aluno do curso de Eletricista Predial, ficou com o bronze – 3º lugar; e Lunanda Corrêa da Motta, cotista da Filó, e aluna do curso de Confecção de Roupas, conquistou o 3º lugar – bronze.
A classificação foi feita por meio de provas práticas, disputada por 174 competidores, em 30 ocupações profissionais. As provas aconteceram entre os dias 26 e 28 de abril, nas unidades Senai do Rio de Janeiro e de Petrópolis. A etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, torneio de educação profissional, acontece em outubro de 2012.
Nos próximos meses, os medalhistas de ouro e prata participarão de treinamentos e provas para que sejam definidos os 30 estudantes que representarão o estado do Rio de Janeiro no evento nacional. Esses podem, ainda, se classificar para a World Skills, competição mundial do ensino profissionalizante que acontece em 2013, na Alemanha.
Os 174 alunos do Senai-RJ que competiram nas 30 ocupações profissionais, desenvolveram projetos que envolveram etapas de planejamento, processo de execução e elaboração de produto final e/ou serviço, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes. Comparados às edições anteriores, os resultados apresentaram avanços significativos no nível dos estudantes. Este é o reflexo da melhoria contínua do processo de formação do Senai-RJ.
A Olimpíada
Promovida pelo Senai, a Olimpíada do Conhecimento funciona como uma mostra de habilidades pessoais e conhecimentos técnicos exigidos pelo mercado de trabalho. Durante as provas, os competidores interpretam e resolvem situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho.
Para o Senai-RJ, a competição possibilita também a avaliação e o aperfeiçoamento de suas ações educativas. “Para nós, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar o processo de educação profissional do SENAI. Para os alunos, é um momento de superação dos seus próprios limites”, disse a diretora de Educação do Sistema Firjan, Andréa Marinho.
Deixe o seu comentário