Cientista e professor abrirá o ciclo de palestra da AFL

segunda-feira, 01 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Cientista e professor abrirá o ciclo de palestra da AFL
Cientista e professor abrirá o ciclo de palestra da AFL

A Academia Friburguense de Letras (AFL) inicia neste mês de abril o seu ciclo de palestras de 2013. Toda última sexta-feira de cada mês, em sua sede, na Praça Getúlio Vargas 57, Centro, haverá palestra de um acadêmico ou convidado especial. Serão abordados temas diversos, principalmente ligados a Nova Friburgo e à cultura em geral. A abertura, no próximo dia 26, caberá ao renomado cientista, conferencista e professor Ronaldo de Carvalho Miguel, um dos pioneiros em implante dentário no Brasil, que falará sobre “A Bíblia, a Ciência e a Vida Eterna”. Ele passou o último fim de semana em Nova Friburgo e foi ouvido por A VOZ DA SERRA.

A VOZ DA SERRA – É sempre um privilégio para Nova Friburgo ter visitantes de alta qualificação em suas atividades, assim como o senhor. Qual a sua ligação com a cidade?
RONALDO MIGUEL – Para mim é sempre muito agradável estar em Friburgo. Não sou friburguense, mas me sinto como tal, inclusive recebi o título de Cidadão Friburguense, o que muito me honra. Durante as férias, na minha infância e juventude, vinha sempre a Friburgo para a casa de parentes em Olaria, no então morro do Oscar Brito. Estou constantemente em Friburgo, pois há 35 anos tenho uma casa em Mury.
AVS – Onde o senhor realizou seus estudos?
RONALDO MIGUEL – Em 1969 eu me formei em Odontologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. 
AVS – O senhor é considerado um dos pioneiros no implante de dentes no Brasil. Quando e como começou este trabalho?
RONALDO MIGUEL – Este trabalho teve início quando retornei da França, em 1971, após obter o título de professor em implante dentário. Imediatamente após a minha chegada fui convidado pelo meu querido amigo e professor Miguel Bitencourt para lecionar na recém-criada Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo. 
AVS – O tema da palestra que o senhor fará na AFL—“A Bíblia, a Ciência e a Vida Eterna”—sugere uma simbiose entre ciência e religiosidade. Pode-se entender assim?
RONALDO MIGUEL – Sem sombra de dúvidas, pois a ciência confirma toda a Bíblia. O apóstolo Paulo nos diz: “Fazei um culto racional”, isto é, uma adoração com entendimento. A partir do momento em que compreendemos melhor as coisas, tudo fica melhor.
AVS – Quantos livros o senhor já publicou? São todos voltados para a área biomédica?
RONALDO MIGUEL – Três publicados e capítulos de mais dois, além de 40 trabalhos científicos editados no Brasil e no exterior. Não só voltados à área biomédica, também abordo outros temas, como a música e a poesia.
AVS – Como surgiu o escritor Ronaldo Miguel?
RONALDO MIGUEL – Em razão dos meus livros e trabalhos científicos ingressei como membro efetivo da Academia Friburguense de Letras, cadeira nº7—patronímica do poeta Basílio da Gama—e fiquei tão entusiasmado que senti a necessidade de escrever alguma coisa mais, assim como poesia, surgindo daí o livro “Cores da Vida”.
AVS – E quando foi esse ingresso na AFL?
RONALDO MIGUEL – A data precisa eu não me lembro, mas foi no início da década de 70, período em que aqui lecionei. Eu fui convidado pelos professores Antonio Carlos Vitiello e Paulo Jordão Bastos.
AVS – O Ronaldo Miguel cientista, religioso, conferencista e escritor de que maneira enxerga a Nova Friburgo atual?
RONALDO MIGUEL – Quando falamos de vida, falamos de mutabilidade, tanto que Heráclito, o pai da antilógica, disse: você não se banha duas vezes na mesma água de um mesmo rio. Eu sou um pouco saudosista e me lembro com alegria de alma que pude vivenciar o Cine Eldorado, o Cine Leal e o Cine Marabá; o trem atravessando a cidade, tão bucólico e tão maravilhoso. Ah, lembranças dos Jogos Florais e de tantas outras coisas daqui! Porém, as coisas são como são e novas situações surgem para se viver, se possível com alegria a cada novo dia. Assim, para mim, Nova Friburgo foi, é e será maravilhosa, linda, hospitaleira e querida. Feliz é o homem que pode aqui viver! 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade