Ciência e Tecnologia: quatro trabalhos da Fict são selecionados para feira estadual

Evento reuniu mais de 20 trabalhos de alunos do ensino fundamental e médio das redes particular e municipal
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
por Karine Knust
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Mais de 120 alunos dos ensinos fundamental e médio das redes municipal e particular participaram da 6ª Feira Intercolegial de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo (Fict). O evento, que reuniu cerca de 20 projetos, aconteceu no Colégio Nossa Senhora das Dores, na segunda-feira, 17. De todos os trabalhos apresentados, quatro foram selecionados para a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecit).

Os projetos “Segurança do bebê”, de João Eller; “Fábrica de Água”, de André Souza, Bernardo Azevedo, Gabriel Mezavilla, Lívia Fernandes e Ralph Venturi; “Mini-Indústria Pasteurização”, de Ana Gabriela Martins, Júlia Negreiros, Stéphanie Isola e Carlos Eduardo Teixeira; todos do Colégio Nossa Senhora das Dores, foram selecionados para a feira estadual. Mas o Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira também terá representantes na Fecit, com o trabalho “Doenças sexualmente transmissíveis” apresentado por Amanda de Sá, Larissa Gonçalves, Beatriz Galhardo e Larissa Cristine.

“Apesar do Brasil ser referência no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, o assunto ainda é um grande tabu. Por isso decidimos abordar esse tema numa feira em que o público, em sua maioria, é de adolescente, como nós”, afirmou a aluna Amanda de Sá, 13 anos. “Participar da feira é muito importante. Aqui podemos mostrar que todos somos iguais e podemos ensinar e aprender uns com os outros”, acrescentou Beatriz Galhardo, de 14 anos.

“A feira alinha diversas disciplinas, são conteúdos da área de biologia, física, matemática, química, eletrônica, que se fundem em uma grande oportunidade de aprendizado. Sem contar que, com um bom desempenho aqui, os alunos podem ter a chance de se apresentar na feira estadual, nacional e, até, internacional”, afirma o professor de física e laboratório, Wanderson Rocha.

A Fict Nova Friburgo integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 e faz parte do seleto grupo de feiras afiliadas a Fecit. De acordo com a avaliadora de projetos e membro da organização da edição estadual, Renata Guimarães, a inovação e o domínio do conteúdo apresentados fazem toda a diferença. “Avaliamos trabalhos de cerca de 20 feiras intercolegiais no estado. Analisamos a metodologia, conteúdo, conhecimento do tema escolhido e a criatividade. Buscamos inovação e encontramos muitas coisas interessantes na Fict de Nova Friburgo”, conta Renata.

Para a diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, Jean Beatriz, a feira faz parte de um amplo projeto desenvolvido ao longo de todo o ano pela unidade. “Faz parte da filosofia do CNSD realizar ações inclusivas. Acreditamos que a educação é um bem público, por isso deve estar disponível para todos. Além disso, os trabalhos apresentados aqui não são simples projetos para uma feira, são aprendizados para o ambiente escolar e o dia a dia dos alunos. As famílias interagem, os estudantes se relacionam, e esse retorno é muito importante”, comenta.  

No concurso interno, foram nove os trabalhos vencedores. Na categoria 6º e 7º ano, o primeiro lugar foi para o projeto “Cidade Elétrica”, já em segundo ficou a “Mini-Indústria Pasteurizada", em terceiro “Propriedades da água”. Na categoria 8º e 9º, o primeiro lugar ficou para o projeto intitulado “Misturador magnético”, em segundo “Ar condicionado”, e em terceiro “Doenças sexualmente transmissíveis”. Já na última categoria, ensino médio, quem levou o primeiro lugar foi “Experimentos de Química e Física para sobrevivência”, em segundo “Aquecedor solar” e em terceiro “Fábrica de água”.

A Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro acontece nos próximos dias 19 e 20 de novembro, no Cefet Maracanã.

  • Feira aconteceu nesta segunda-feira, 17, no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores

    Feira aconteceu nesta segunda-feira, 17, no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores

  • Mini-Indústria Pasteurizada, criada por alunos do 6º, foi um dos projetos selecionados para a feira estadual (Foto: Henrique Pinheiro)

    Mini-Indústria Pasteurizada, criada por alunos do 6º, foi um dos projetos selecionados para a feira estadual (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Trabalho apresentado por alunas do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira também foi um dos selecionados para mostra (Foto: Henrique Pinheiro)

    Trabalho apresentado por alunas do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira também foi um dos selecionados para mostra (Foto: Henrique Pinheiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Colégio Nossa Senhora das Dores
Publicidade