Cidade & Serviços — 27/12/2016

WhatsApp PM; Defesa Civil, Bombeiros e Cruz Vermelha; Fale Detro; Pis 2014; Funcionamento Detran
segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Sanatório Naval (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Sanatório Naval (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Funcionamento Detran
Nesta sexta-feira, 30, e no sábado, 31, os postos de vistoria e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e os Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) estarão fechados, assim como o serviço de teleatendimento. A medida está sendo adotada com base no ponto facultativo decretado pelo governo do estado para as celebrações de fim de ano.

Pis 2014
Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para sacar o benefício do Pis/Pasep referente a 2014. O valor é destinado aos trabalhadores inscritos no Programa Pis/Pasep por pelo menos cinco anos, que tenham exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias e recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014. Além disso, o cidadão precisa ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais. A listagem com nome dos trabalhadores com direito aos recursos, pode ser consultada pelo site do Ministério do Trabalho (link: http://trabalho.gov.br/abono-salarial/consulta-abono-salarial-por-nome-ano-base-2014). A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o programa do PIS/Pasep.

Fale Detro
Os passageiros dos ônibus e vans intermunicipais têm a possibilidade de avaliar o transporte, apresentar reclamações, sugestões e registrar comentários sobre os ônibus por meio de um aplicativo de celular. No aplicativo, o usuário pode identificar exatamente qual ônibus embarcou e até mesmo enviar fotos do veículo. O app está disponível para sistemas Android, iOS, Windows Phone e pode ser baixado na App Store e na Play Store, digitando Detro-RJ no ícone busca. Além do aplicativo, também é disponibilizado um número de WhatsApp, para que sejam registradas reclamações, o Fale Detro (21 98596-8545). Na primeira mensagem, o usuário precisa informar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora, para que os dados sejam incluídos no sistema. A partir daí, será gerado um protocolo de atendimento para que o usuário possa acompanhar o caso.

Defesa Civil, Bombeiros e Cruz Vermelha
Em dias de forte chuva, a Defesa Civil está com plantão 24h através do telefone 199. A população deve ficar atenta aos meios de comunicação, às mensagens enviadas pela Defesa Civil através de SMS (celulares cadastrados) e às sirenes, que agora também emitem informações além dos alertas. Aqueles que moram em áreas de risco devem procurar locais seguros, preferencialmente casas de familiares e amigos, recorrendo aos pontos de apoio apenas em situações extremas e emergenciais. Em casos de emergência também pode ser acionado o Corpo de Bombeiros, através da central 193. O telefone da Cruz Vermelha em Nova Friburgo é (22) 99878-9898.

WhatsApp PM
Além do número 190, com ligação gratuita, e do disque-denúncia da agência de inteligência (P2), pelo (22) 2523-4590, o 11ª Batalhão da PM disponibiliza um número com WhatsApp para que as pessoas, por meio do aplicativo, enviem texto, áudio, fotos e vídeos com informações sobre atos criminosos em sua área de abrangência. A PM, no entanto, não recebe chamadas por esse telefone, apenas pelo tradicional número 190 e pelo disque-denúncia do serviço reservado, a P2. A ferramenta visa agilizar e dinamizar o trabalho da polícia na descoberta e resolução de casos. O número é (22) 98132-5273.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade