Cidade & Serviços — 20/12/2016

Decoração segura; Defesa Civil, Bombeiros e Cruz Vermelha; Mutirão de rescisões; Feira de artesanato
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Bairro Ypu (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Bairro Ypu (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Feira de artesanato
A última Feira de Economia Solidária do ano teve sua data prolongada especialmente para o Natal. O evento, que reúne diversos artigos de artesanato desde acessórios a itens de decoração, acontece até esta quinta-feira, 22, das 9h às 19h. A feira de artesanato da Ecosol é aberta ao público e funciona no espaço denominado Corredor Cultural, na antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune, no centro da cidade. Mais informações com os coordenadores Wellington de Souza Muniz e Luci Figueira da Silva, na sede da Ecosol, na Avenida Alberto Braune, 224 (Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle), Centro, ou pelo telefone (22) 2521-1457.

Mutirão de rescisões
Vai até esta terça-feira, 20, o mutirão para homologação de rescisões de contratos de trabalho realizado pela Gerência Regional do Trabalho. A ação acontece das 9h às 17h, em Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Cantagalo. Os auditores fiscais vão viabilizar saques do FGTS e requerimentos de seguro-desemprego dos trabalhadores que não possuem sindicato profissional nesses três municípios. O agendamento deve ser feito pelo telefone (22) 2523-6150. O mutirão está sendo realizado porque os auditores-fiscais (únicos profissionais que podem realizar homologação) estão em greve há dois meses já que, segundo a categoria, o governo federal teria descumprido um acordo firmado com eles em março deste ano. As negociações entre governo e o sindicato estão praticamente paradas.

Defesa Civil, Bombeiros e Cruz Vermelha
A Defesa Civil está com plantão 24h em dias de chuva forte através do telefone 199. A população deve ficar atenta aos meios de comunicação, às mensagens enviadas pela Defesa Civil através de SMS (celulares cadastrados) e aos sinais de alerta transmitidos pelas sirenes. Aqueles que moram em áreas de risco devem procurar locais seguros, preferencialmente casas de familiares e amigos, recorrendo aos pontos de apoio apenas em situações extremas e emergenciais. Em casos de emergência também pode ser acionado o Corpo de Bombeiros, através da central 193. O telefone da Cruz Vermelha em Nova Friburgo é (22) 99878-9898.

Decoração segura
Para evitar que a comemoração acabe em acidentes ou surpresas desagradáveis, a concessionária Energisa alerta para os cuidados necessários durante a montagem da decoração de Natal utilizando energia elétrica: prefira produtos — o pisca-pisca, por exemplo — com o selo do Inmetro; monte uma proteção especial para decoração que ficará exposta ao tempo; evite o uso de extensões ou benjamins; utilize somente fita isolante (fita adesiva plástica, fita crepe e semelhantes que favoreçam a passagem de corrente elétrica). Para decorações de grande porte, o ideal é contratar o serviço de um profissional; se for substituir lâmpadas no pisca-pisca, primeiro retire-o da tomada; não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados; não deixe a instalação exposta à chuva ou alagamento; apague sempre as luzes decorativas antes de ir dormir e sempre que sair de casa; coloque a árvore de Natal em locais protegidos de correntes de ar para evitar tombamentos e possíveis choques elétricos; o número de lâmpadas instaladas deve ser compatível com a quantidade de tomadas em que serão ligadas e com a capacidade de carga para que não haja sobrecarga e risco de incêndio; por fim, não deixe a fiação ao alcance de crianças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade