Cidade & Serviços — 07/02/2017

Pis 2015, IPTU 2017, rede estadual, economizando energia e febre amarela
segunda-feira, 06 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Pis 2015

A partir da próxima semana, o PIS referente a 2015 estará disponível para aqueles que fazem aniversário nos meses de março e abril. O valor poderá ser sacado a partir do dia 16 de fevereiro. Quem aniversaria em maio ou junho pode retirar o dinheiro a partir de 16 de março. Para receber o benefício de até um salário mínimo, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos. Além disso, o beneficiário precisa ter trabalhado, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias no ano passado e ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais.

IPTU 2017

Vai até o dia 20 de fevereiro o prazo para garantir desconto no pagamento do  Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017. A redução de 8% do valor do IPTU, entretanto, é válida apenas para quem optar pelo pagamento integral, em cota única, do tributo. Além da secretaria municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão (na sede da prefeitura), os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 já podem ser impressos, além da internet, agora também nas subprefeituras do município. Desde o ano passado, os boletos para pagamento não são mais enviados pelos Correios. O objetivo é reduzir custos com impressão e envio para os proprietários de imóveis na cidade. O contribuinte que optar por imprimir os carnês pela internet deve acessar o site da prefeitura (egov.pmnf.rj.gov.br) e digitar o número da inscrição do imóvel ou terreno. Também é possível ter acesso ao boletos para pagamento nas agências do banco Bradesco.

Rede estadual

Os estudantes que não conseguiram participar da 2ª fase de matrículas para garantir uma vaga em uma das escolas da rede estadual de ensino ou que não confirmaram a vaga na unidade onde foram alocados terão uma nova chance. A partir desta terça-feira, 7, os estudantes deverão tentar a matrícula diretamente nas escolas. Entre os documentos necessários estão: Carteira de Identidade ou documento original que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento); CPF, se possuir; Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); Comprovante de Residência e Comprovante do Atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus (fator RH).

Economizando energia

Durante o verão é comum ver o preço da conta de luz chegar às alturas. Isso acontece porque na estação mais quente do ano o uso de eletrodomésticos como a geladeira, o ventilador e o ar-condicionado também aumenta. Mas algumas atitudes simples podem gerar economia. Confira as dicas da Energisa: abra as janelas e aproveite a luz natural do ambiente; evite abrir a geladeira a toda hora - o ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados; prefira os equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia; use lâmpadas do tipo LED ou fluorescente, que são mais econômicas; dê preferência aos ventiladores de pé, pois são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês; desligue-o ou use o chuveiro na posição Verão e economize 30% no consumo; evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by, pois mesmo desligados consomem energia.

Febre amarela

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, a coordenadora de imunização da Policlínica Sylvio Henrique Braune, Ana Paula Lessa e o médico Pedro Gouvêa participam nesta terça-feira, 7, às 11h de uma entrevista coletiva para a imprensa, cujo tema será a febre amarela. Na oportunidade serão prestados esclarecimentos sobre a vacinação de combate a doença que voltou a fazer vítimas no Brasil e é aplicada periodicamente em Nova Friburgo todas as quartas-feiras, das 13h às 17h na policlínica, no Suspiro. A entrevista será concedida na sala de gestão, no mezanino do centro administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi), na Avenida Alberto Braune, em frente a prefeitura.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade