Cidade & Serviços — 03/02/2017

IPVA 2017, Mais Leitura, Rede estadual de ensino, ProUni e concurso da Marinha
quinta-feira, 02 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Sanatório Naval de Nova Friburgo (Foto: Arquivo AVS)
Sanatório Naval de Nova Friburgo (Foto: Arquivo AVS)

IPVA 2017

Os proprietários de veículos com final de placa 7 têm até esta sexta-feira, 3, para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017. Quem optar por quitar a dívida em cota única terá desconto de 3%. A guia para pagamento do IPVA está disponível no site da secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). O documento também pode ser emitido através do site do banco Bradesco (www.bradesco.com.br), e para retirá-lo é necessário ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) do veículo. O pagamento da Guia de Regularização de Débitos (GRD) pode ser realizado em qualquer agência bancária, em dinheiro ou cheque administrativo.

Mais Leitura

Esta sexta-feira, 3, é o último dia para aproveitar o Projeto Mais Leitura. O estande, montado na Praça Demerval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo, vende livros a preços populares. Os títulos custam entre R$ 2 e R$ 4. O horário de funcionamento do projeto é de 12h a 18h, nas segundas-feiras; de terça a quinta-feira, de 9h às 18h, e nas sextas-feiras, de 9h às 16h.

Rede estadual de ensino

Também termina nesta sexta-feira, 3, o prazo para os candidatos que se inscreveram na segunda fase de matrículas para ingressar nas unidades de ensino do estado confirmarem a vaga. A confirmação deve ser feita na sede da escola em que o aluno foi alocado. Os documentos necessários são: documento original com foto; CPF, se possuir; histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou; RG e CPF do responsável legal, original e cópia; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (caso houver); comprovante de residência e atestado com grupo sanguíneo e o fator RH. As aulas começam na próxima segunda-feira, 6.

ProUni

Nesta sexta-feira, 3, termina o prazo para inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições devem ser feitas pela internet (http://prouniportal.mec.gov.br/). Em Nova Friburgo, o ProUni oferta bolsas para 33 cursos diferentes. São oportunidades de bolsas integrais e parciais para modalidades presenciais e de educação a distância (EaD), assim como vagas para cotistas e ampla concorrência. Dentre os cursos disponíveis pelo programa no município estão: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Estética e Imagem Pessoal, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Geografia, Gestão Financeira, Investigação Forense e Perícia Criminal, Letras, Matemática, Pedagogia, Relações Internacionais e Serviço Social. A listagem completa de cursos pode ser acessada pela página do aluno, no site do MEC (http://prounialuno.mec.gov.br/index/index). Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Concursos

Marinha

Os interessados em ingressar na carreira militar têm até esta sexta-feira, 3, para se inscrever no concurso do Comando do 1º Distrito Naval. Direcionado a homens e mulheres, o processo seletivo oferece 354 postos de níveis fundamental e médio, para prestação de serviço militar voluntário temporário como praça de 2ª classe da reserva da Marinha. É necessário ter mais de 18 anos e menos de 45, até dezembro deste ano. As vagas são para as áreas de saúde, industrial e administrativa, com oportunidades para atuar nas cidades do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Cabo Frio e Arraial do Cabo, e em Vitória, no Espírito Santo. Os inscritos passarão, no dia 26 de março, por uma prova objetiva, eliminatória e classificatória, com 50 questões — 25 sobre conteúdos de Língua Portuguesa e 25 sobre conhecimentos específicos da carreira militar naval. Além disso, haverá prova de títulos e outras etapas dentro do processo seletivo. Mais informações pelo site: https://www.marinha.mil.br/com1dn.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade