A questão “desastres ambientais” é considerada de extrema importância para o Estado do Rio, já que em janeiro de 2011 aqui ocorreu o maior desastre climático do país. O assunto estará em pauta na cidade no Fórum Eco Serra, que começa hoje, 22, e vai até sexta, 25, no Senai (Rua José Eugenio Müller 220, Centro).
Sete áreas que necessitam de atenção prioritária da sociedade e governos—postos de trabalho decentes, energia, cidades sustentáveis, segurança alimentar e agricultura sustentável, água, oceanos e prontidão de desastres—compõem o elenco de temas preparatórios para a Rio+20. O evento tem como público-alvo empresários e colaboradores das indústrias de construção civil, metal-mecânico, vestuário, gráfico e alimentação, além de estudantes universitários.
Para promover uma discussão com autoridades do poder público municipal, estadual e federal, especialistas nacionais e internacionais, empresas e sociedade, o Sistema Firjan e o Sebrae, em parceria com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e a Coppe/UFRJ, realizarão o workshop “Desastres Ambientais em tempos de mudanças climáticas”, na quinta, 24, dentro do Fórum Eco Serra, que contempla uma série de atividades e palestras diárias sobre meio ambiente.
Adaptação a desastres
Durante toda a quarta, 24, a partir das 9h, especialistas nacionais e internacionais debaterão o tema “Adaptação aos Desastres”, como subsídio à abordagem do assunto na Rio+20.
“É importante chamar a atenção da sociedade e governos para a importância de trabalhar a adaptação aos desastres e minimizar as perdas. Os países pobres, que são os mais vulneráveis, possuem baixa capacidade de se adaptar e sofrerão ainda mais com uma possível mudança climática futura. A resiliência—capacidade de pessoas e lugares se ajustarem a esses impactos e se recuperarem rapidamente—é possível”, explica Andréa Santos, do PBMC.
A importância do conhecimento das vulnerabilidades, divulgação de alguns exemplos de medidas de adaptação, impactos e remediação de desastres (apresentação de medidas pós-eventos climáticos) e planejamento para situações extremas estão entre os temas do workshop. A experiência de chefes dos corpos de bombeiros da Dinamarca e do Reino Unido, que participarão do evento, deverá contribuir para ajudar a dimensionar ações possíveis.
“Esse é um evento importante para Nova Friburgo. Nosso objetivo é destacar, no workshop, a redução dos impactos das mudanças climáticas, uma discussão preparatória para a abordagem do tema na Rio+20. Chamo a atenção também para as palestras do Fórum Eco Serra, onde serão discutidos temas como Resíduos Sólidos e Licenciamento Ambiental”, afirma Vicente Bastos, conselheiro da Firjan e idealizador do evento.
Participantes do Workshop
Da School of the Built and Natural Enviroment, da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, virá o Dr. Komal Raj Aryal. John Hindmarch, chefe do Corpo de Bombeiros do Reino Unido, com 35 anos de experiência, e Keith Trotter, da mesma corporação, com 27 anos de trabalho. Kim Lintrup, também chefe do Corpo de Bombeiros, com 22 anos de experiência, virá da Dinamarca.
Outras presenças confirmadas são Andrea Santos, secretária executiva do PBMC, Sergio Simões, secretário estadual de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio, Paulo Canedo, da Coppe/UFRJ, Andrea Young, do Cepagri-Unicamp–GT2 do PBMC, professora Nazareth Solino, da UFF, entre outros.
Na sexta, 25, alguns palestrantes farão visita técnica sobrevoando áreas atingidas em janeiro de 2011.
Palestras do Fórum Eco Serra
No Fórum Eco Serra, a diversidade de palestras será grande. A abertura oficial será nesta terça, 22, às 16h, no auditório do Senai. Neste dia, o destaque é para o debate sobre o Papel do Ibama, Inea, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com participação dos representantes desses órgãos.
No quarta, 23, entre outros assuntos, será debatida a “Responsabilidade Ambiental como Diferencial”, na palestra de Gustavo Kelly, da Firjan. Na quinta, 24, além do workshop de Desastres Ambientais, durante todo o dia, às 19h30 haverá uma palestra sobre “Construção Sustentável Verde e Amarela”, com Marcos Casado, da Green Building Council Brasil.
O “Cozinha Brasil”, projeto do Sistema Firjan que orienta o preparo de refeições de baixo custo com o máximo aproveitamento dos alimentos, ocorre nos dias 23, 24 e 25. Mais informações e inscrições para o evento através do site www.firjan.org.com.br ou pelos telefones (22) 2523-6350 e 2523-0400.
Deixe o seu comentário