O verão de 2009 já está sendo considerado o mais quente das últimas duas décadas. Segundo estatísticas divulgadas pelos institutos de meteorologia, o mês de fevereiro registrou altas temperaturas recordes de norte a sul do país. Em Nova Friburgo a onda de calor também está caracterizando a estação como a mais quente dos últimos anos. Esta semana foram registradas as temperaturas mais altas da estação, que termina no próximo dia 19. Na tarde da última terça-feira, 3, por exemplo, o termômetro localizado na Avenida Alberto Braune marcava exatos 34º C, temperatura atípica na cidade no mês de março.
O forte calor vem provocando uma mudança de hábitos nos friburguenses, que estão aproveitando para usar e abusar de roupas leves e consumir bebidas geladas e sorvetes. As piscinas da cidade também têm ficado lotadas, bem como as áreas verdes, as cachoeiras de Lumiar e o Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha. Os locais estão registrando um intenso movimento de frequentadores, principalmente nos fins de semana.
Outro efeito provocado pelas altas temperaturas é o aumento nas vendas de vários artigos de vestuário, como bermudas, camisetas e sandálias. O comércio, que em anos anteriores começava a exibir a coleção outono-inverno nesta época, está aproveitando para queimar os estoques de verão e alavancar as vendas neste período pós-carnaval.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as altas temperaturas são resultado de uma massa de ar quente estacionada na região central do país até a manhã da última quarta-feira, 4, o que vinha impedindo a passagem de frentes frias. Para tristeza de uns e alegria de outros, o fenômeno climático está se dissipando e provocando uma redução nas altas temperaturas registradas no início da semana na cidade.
Deixe o seu comentário