Ciclistas se reúnem para passeio em prol do Lar Abrigo Amor a Jesus

Praça Dermeval Barbosa Moreira será o ponto de largada e chegada do evento
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Local já foi palco para largada de grandes eventos: desta vez, solidariedade é o grande objetivo (Foto: Divulgação)
Local já foi palco para largada de grandes eventos: desta vez, solidariedade é o grande objetivo (Foto: Divulgação)

A cada pedalada um gesto de solidariedade. Ciclistas de Nova Friburgo e região se reúnem neste domingo, 20, em prol do esporte e da solidariedade. O passeio ciclístico da DBC terá como objetivo principal oferecer ajuda ao Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), e por isso, a inscrição é apenas a doação de alimentos não perecíveis. Apesar do caráter solidário, o percurso é desafiador: são aproximadamente 55 quilômetros de prova. A largada será na Praça Dermeval Barbosa Moreira, às 8h.

De lá, os ciclistas seguirão pela Rua Monte Líbano e em direção à Visconde de Itaboraí, sentido Circuito Ponte Branca.O caminho continua pela estrada Eugênio Gripp, sentido Vargem Alta, Colonial 61, Ribeirão do Capitão, até São José do Ribeirão, onde cruzarão a ponte, virando à esquerda, até a RJ-150, sentido Amparo, em meio às belas paisagens da natureza friburguense. 

O distrito de Amparo é o limite e o retorno, onde os ciclistas seguirão pela estrada Velha de Amparo no sentido Toledo, seguindo pela Fazenda Bela Vista até as Braunes, descendo pela Rua Visconde de Itaboraí. A chegada será na Praça Dermeval Barbosa Moreira. 

Os organizadores do evento estimam que a chegada na praça deve acontecer por volta das 17h. Para superar o desafio dos 55 quilômetros, há algumas dicas de alimentação fornecidas pela organização do evento:

- Ingestão de carboidratos: 60 a 70% da dieta para restabelecer as reservas de glicogênio muscular e hepático e manutenção dos níveis de glicose sanguínea durante o exercício. Além disso, a ingestão de carboidrato pode atenuar as alterações negativas no sistema imune decorrente ao treinamento exaustivo.
- Dieta hiperglicídica nos três dias antes da competição para maximizar os estoques de glicogênio muscular, aumentando a ingestão de carboidratos.
- Proteínas: 12% a 15% da dieta para reparo e crescimento muscular e a relativa contribuição no metabolismo energético.
- Lipídeos: 20% a 30% da dieta para fornecimento de energia para os músculos em exercício, síntese de hormônios esteróides e a modulação da resposta inflamatória.
- Hidratação: durante treinamento/ prova: 400 ml a 800 ml de água/ hora, maiores volumes para atletas mais rápidos e mais pesados e em clima quente.
- Fonte de carboidratos: bebidas esportivas, gel e jujubas de carboidratos, barras energéticas, biscoitos, pão, geleia, bolo, bananada, frutas, batata doce.
- Fonte de lipídeos e proteínas: oleaginosas (amendoim, castanhas), sport bars/barras de proteínas (carboidratos, proteínas e lipídeos), peito de peru, queijos magros, suplementos em pó/cápsula/flaconete rico em proteínas e aminoácidos (whey protein, BCAA, Forten).

Nas provas de longa duração também é indicado a reposição de proteínas associadas a carboidratos pelo menos a cada duas horas, podendo ser feita através da ingestão de suplementos alimentares como bebidas que combinam a proporção de três a quatro gramas de carboidrato e uma grama de proteína.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo | ação social
Publicidade