Globomóvel coloca Nova Friburgo
no ar para todo o Brasil
Em cinco horas de programação ao vivo, direto da cidade, emissora deu vez e voz à população e autoridades sobre a situação do município desde a tragédia de janeiro
A presença da Rádio Globo em Nova Friburgo, através do Globomóvel, instalado na Praça Dermeval Barbosa Moreira na última terça-feira, 19, foi muito proveitosa para a cidade, que conseguiu projeção em nível nacional. Pela manhã, o programa Manhã da Globo, com Roberto Canázio, entrevistou o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, que fez um balanço dos cem dias da tragédia de 12 de janeiro. O prefeito falou das verbas federais e estaduais, de sua preocupação com a reconstrução da cidade e conclamou o povo a trabalhar junto neste momento difícil de Nova Friburgo.
O debate popular, sob tendas montadas pela emissora na Praça Dermeval Barbosa Moreira, esquentou o público com questionamentos acerca das obras nas áreas afetadas. “Do governo federal recebemos R$ 10 milhões exclusivos para serviços de limpeza. Do governo do Estado vieram os serviços, as empresas por ele contratadas e o auxílio mais robusto em máquinas e mão de obra para que o município voltasse a sua rotina. Agora é o momento da finalização dos estudos técnicos das mudanças globais da geografia friburguense e a solicitude da presidente Dilma, que precisa nos repassar os recursos sem os quais não podemos dar início às intervenções necessárias. Esta é a realidade”, resumiu Dermeval.
Indagado sobre o clamor popular por ações imediatas de reconstrução, o prefeito foi categórico ao afirmar que “uma autoridade pública não pode atuar irresponsavelmente e prometer soluções milagrosas, mas deve cumprir sua obrigação pautada na legalidade. Atropelar a lei significa jogar no lixo todo o projeto que temos para uma nova Nova Friburgo”.
Permeado por mensagens positivas de radialistas consagrados, o programa abordou o turismo como uma alternativa rápida de reerguimento da economia local. Dermeval explicou que a rede hoteleira está intacta e que poucos pontos turísticos foram afetados. O prefeito e a equipe da Rádio Globo encerraram o debate convidando a todos os ouvintes para que passem o feriado em Nova Friburgo e desfrutem dos inúmeros recantos friburguenses, que ainda brotam da serra como pequenos paraísos que resistem ao tempo e às eventuais pedras no meio do caminho.
O próprio Roberto Canázio, ao final, fez apelo ao governador Sérgio Cabral e à presidente Dilma Rousseff para agilizar o processo do envio das verbas prometidas e que ainda não chegaram.
“Foi a primeira vez que vim a Nova Friburgo e gostei da cidade. A participação foi muito boa, as pessoas estão conscientes do que querem e do momento da cidade. A meu ver, a tragédia parece que uniu os friburguenses em torno de um bem comum”, declarou.
Na segunda parte da transmissão, a partir das 13h, no programa Boa Tarde Globo, com Alexandre Ferreira, que dividiu a apresentação com Dadá Coelho, o tema foi livre, variando entre questões da cidade, homenagem ao cantor Roberto Carlos, que completou 70 anos de vida naquele dia, sorteios de brindes, música e apresentação de valores da terra.
Outra presença garantida à tarde foi a do secretário municipal de Turismo, José Motta, que abordou a programação turística da cidade, eventos que aconteceram e que estão programados, os festejos de maio e a situação de sua pasta desde que assumiu a secretaria.
No momento de oração, Alexandre Ferreira fez a ponte com o padre Marcelo Rossi, na Globo São Paulo, e o padre Antonio Leão Ferreira, em Nova Friburgo. “Fiquei muito feliz de estar aqui nesta cidade. A ideia do Globomóvel me anima, porque podemos ter contato com o ouvinte, a sinceridade das pessoas, o falar com o coração, se expressar do fundo da alma, e vocês estão de parabéns”, destacou Alexandre Ferreira, corroborado pela produtora Lena Ferreira, que garantiu a volta da Rádio Globo à cidade outras vezes. “Vamos estar aqui novamente em outras oportunidades. Nova Friburgo é polo de uma região e precisa estar sempre em destaque, porque este povo é acolhedor e muito humano”, finalizou.
Deixe o seu comentário