Eloir Perdigão
No mês de setembro, A VOZ DA SERRA publicou matéria abordando que a estiagem punha em risco o abastecimento no município, principalmente nas partes altas da cidade. Dos 15 mananciais, sete estavam em situação crítica e, entre esses, a adutora do Caledônia era a mais prejudicada. Na ocasião, a concessionária Águas de Nova Friburgo pedia à população que não desperdiçasse água. Um mês e meio se passou e as chuvas dos últimos dias serviram para reabastecer os mananciais e normalizar a situação.
De acordo com a Águas de Nova Friburgo, os locais mais afetados durante a estiagem foram Cascatinha, Alto de Olaria, Vale dos Pinheiros, Amparo, Alto das Braunes, Cordoeira, Perissê, Vargem Grande, Mury, Varginha e Chácara do Paraíso. Essas áreas, que em sua maioria são abastecidas pelos sistemas de Debossan, Caledônia e Curuzu, durante o período de estiagem tiveram seu abastecimento normalizado em função da interligação dos sistemas – o que permite transferir água de uma região para outra – e das construções e melhorias executadas nas estações elevatórias. Durante esse período, a Águas de Nova Friburgo utilizou a produção da principal estação de tratamento da cidade, em Rio Grande de Cima, para manter a maior parte da população abastecida, e solicitou a colaboração de todos com o uso racional da água, evitando o desperdício e ações como lavar carros e calçadas com mangueira.
Quanto à situação atual dos mananciais, a Águas de Nova Friburgo informou que as chuvas dos últimos dias foram suficientes para reabastecê-los e a situação encontra-se normalizada. Os maiores índices pluviométricos do período foram registrados no Debossan, o segundo manancial mais importante do município, e somaram 172 milímetros de 1 a 31 de outubro.
Mesmo que a situação de emergência tenha ficado para trás, a água deve ser utilizada sem desperdício. Até para que a conta não fique tão alta. Evite banhos demorados; não deixe a torneira aberta quando estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou lavando a louça; reaproveite a água da máquina de lavar roupa na limpeza de pisos e do quintal; não use a mangueira de água como vassoura; verifique sempre as instalações hidráulicas e, caso encontre algum vazamento ou torneira mal vedada, conserte-os imediatamente.
Contatos com a concessionária pelos telefones 0800-026-0008 ou 2525-1919, no site www.aguasdenovafriburgo.com.br, no link Fale Conosco, ou na Rua Moisés Amélio, 92, Centro, CEP 28613-210.
Deixe o seu comentário