A Defesa Civil de Nova Friburgo informou na manhã da última sexta-feira, 29 de dezembro, que foram registradas 17 ocorrências por causa das chuvas. Os danos foram causados entre as tardes de quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28. Além de quatro deslizamentos, os temporais causaram alagamentos em diversos pontos da cidade e deixaram sete famílias desalojadas. Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido.
De acordo com dados da Defesa Civil, o maior índice de chuva registrado no município na quinta-feira, foi no loteamento Jardinlândia, distrito de Conselheiro Paulino: 75,2 milímetros. Índices altos também foram registrados nos bairros São Geraldo (74 milímetros), Corrego Dantas (73,6 milímetros) e Jardim Califórnia (71,6 milímetros).
Entre os transtornos da última quinta-feira estão um deslizamento na Rua Ricardo dos Santos, em São Geraldo, e no distrito de Conselheiro Paulino, nas localidades de São Jorge, e na Rua Vinícius de Morais, no Jardinlândia. No local, uma tubulação estourou e provocou a queda de uma encosta. Também em Conselheiro Paulino, o córrego Dantas transbordou e alagou a Rua Sebastião Pereira da Silva.
Na tarde de quarta-feira, o temporal também alagou alguns pontos do condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino, e provocou um deslizamento de terra, que derrubou um muro na Rua Joaquim Pereira Bispo, no loteamento São Jorge, deixando a via parcialmente interditada. De acordo com a Defesa Civil, nenhum imóvel foi danificado.
Outro local bastante atingido pelas últimas chuvas foi a localidade de Prainha, em Conquista, distrito de Campo do Coelho. Segundo a Defesa Civil, o rio que corta aquela região transbordou, atingiu residências e deixou duas famílias desalojadas. A Secretaria Municipal de Assistência Social acompanhou as vítimas dos temporais, que também receberam cestas básicas da Cruz Vermelha.
Previsão
Para este sábado, 30, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê tempo encoberto, com pancadas de chuva à tarde. A máxima deve ser de 25 graus e a mínima, 18. No domingo, 31, o tempo permanecerá nublado, com temperaturas entre 19 e 23 graus. Já na segunda-feira, 1ª de janeiro, e terça-feira, 2, a previsão também é de chuva. Os termômetros devem oscilar entre 20 e 28 graus.
A Defesa Civil orienta que a população que vive em áreas de risco tenha atenção redobrada, caso a chuva seja permanente. "Em caso de chuvas fortes, com o acionamento das sirenes, se necessário, os moradores devem sair de suas casas e se encaminhar para o ponto de apoio mais próximo”, explica o secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, coronel João Paulo Mori, lembrando que os moradores devem ligar para o 199 e informar à Defesa Civil caso haja alguma ocorrência.
Deixe o seu comentário