Chuvas aumentam chances de contrair leptospirose

Em casos de chuvas com alagamentos população deve ter atenção redobrada para evitar doença
terça-feira, 17 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Durante o período das chuvas cresce o perigo da leptospirose, doença transmitida pela urina dos ratos, principalmente em regiões onde há alagamentos em decorrência das enxurradas. Somente em 2013, mais de quatro mil pessoas foram infectadas pela doença no país. 

Basta entrar em contato com a urina do rato para contrair a leptospirose. 

O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica o que fazer para evitar a contaminação. "Esta é uma época do ano com alagamentos em várias regiões e que podem atingir alimentos, deixar resíduos de lama dentro de casa. Um alimento que teve contato com água do alagamento deve ser inutilizado, não deve ser aproveitado. A limpeza de uma casa que teve alagamento também deve ser feita com cuidado, com uso de luvas, botas e de uma solução de água sanitária. Aproximadamente um copo de água sanitária para 20 litros de água, que dessa forma matará as bactérias presentes naquele ambiente”.

Maierovitch explica ainda o que deve ser feito em caso de suspeita de contaminação pela leptospirose. "Quando uma pessoa começa a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça forte, mal-estar e tenha estado recentemente em contato com água de enchentes, alagamentos ou lama de alagamentos, que seja informado ao serviço de saúde, porque isso caracteriza suspeita de leptospirose. Ela deve procurar um serviço de saúde que faça o atendimento imediato, como uma UPA ou pronto-socorro”, enfatiza.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade