Leonardo Lima
À medida que se aproxima o verão, a preocupação dos friburguenses aumenta. As fortes chuvas que caíram sobre a cidade ontem, 23, alagaram diversas localidades. No Curral do Sol, próximo ao trevo de Duas Pedras, os motoristas trafegavam em baixa velocidade em vista da lama que tomou a pista. Lama, aliás, proveniente do terreno utilizado como bota-fora após a tragédia de 12 de janeiro. O aumento do fluxo de veículos deixou o trânsito lento.
Também em Duas Pedras, na RJ-130, km 1, funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) tentavam desobstruir a passagem da água que se acumulava ao longo da pista. Ao observar a montanha de Duas Pedras, chamava atenção a quantidade de água que descia, passava próxima ao Hospital São Lucas e escorria pelo asfalto. Segundo o DER-RJ, o problema tem data para acabar. Uma galeria de captação de água das chuvas está sendo construída no local e se unirá à outra rede que capta as águas pluviais da encosta atrás do hospital e deságua no Córrego dos Mosquitos. Porém, os moradores do local seguem temerosos. “Essa água vai deixar de passar pelo asfalto e vai descer por dentro de Duas Pedras. Só que o Córrego dos Mosquitos não suportará essa vazão”, teme uma moradora.
Outro ponto crítico apontado por quem mora no bairro está na Rua Padre Vicente Próspero, onde a passagem ficou inviável devido à grande quantidade de lama que se acumulou. Já na Rua General Osório, o ponto mais afetado pelas chuvas desta quarta foi próximo ao acesso ao campus local da Universidade Federal Fluminense (UFF, antiga Fonf), onde os pedestres passavam com atenção, tentando desviar dos vários pontos de alagamento. Nas imediações da Praça do Suspiro, entretanto, não havia sido registrada nenhuma anormalidade até então.
Porém, o mesmo não ocorreu na Avenida Euterpe Friburguense, próximo ao acesso ao bairro Vilage. Bueiros entupidos ocasionaram uma enorme poça. Em um ponto, quem esperava ônibus se viu obrigado a aguardar às margens da pista. Mesmo com as fortes chuvas, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência.
Deixe o seu comentário