Chuva fraca e rápida de domingo provoca queda de mais um eucalipto da Praça Getúlio Vargas

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Chuva fraca e rápida de domingo provoca queda  de mais um eucalipto da Praça Getúlio Vargas
Chuva fraca e rápida de domingo provoca queda de mais um eucalipto da Praça Getúlio Vargas

A rápida chuva com poucos ventos que atingiu alguns pontos da cidade na tarde do último domingo, 28, provocou a queda de mais um eucalipto na Praça Getúlio Vargas. A centenária árvore estava localizada no canteiro lateral do lado par da praça, em frente ao número 88, e caiu por volta das 16h. Apesar do grande movimento registrado na praça ao longo do domingo, ninguém ficou ferido. “Por causa da chuva a praça estava vazia. Mesmo assim, acho que foi um milagre ninguém ter se ferido”, disse uma frequentadora que estava na calçada em frente no momento do acidente. 
Até o fim da manhã de ontem, 29, o tronco ainda não havia sido retirado e a área permanecia isolada, atraindo muitos curiosos. O fato assustou a comunidade e trouxe à tona novamente um problema muito comum durante o período de chuvas: o da queda de árvores em mau estado. A redação de A VOZ DA SERRA recebeu algumas reclamações sobre a falta de manutenção dos eucaliptos da praça e de outras espécies de árvores existentes nos espaços públicos da cidade. Muita gente está apreensiva com a chegada das chuvas de verão e o aumento do risco de algum acidente grave provocado não só pela queda de árvores como de galhos e pedaços de troncos. 
A falta de manutenção dos centenários eucaliptos da praça foi o principal alvo das queixas enviadas ao jornal. Alguns leitores sugeriram a instalação de placas alertando sobre o risco da queda de galhos em dias de vento e chuva forte. A medida já foi reivindicada anteriormente e contribuiria para alertar os frequentadores e evitar o risco de algum acidente grave.
Vale lembrar que em julho passado algumas ocorrências assustaram a comunidade como a queda de um frondoso eucalipto na Praça Getúlio Vargas e de uma árvore no Catarcione que destruiu um veículo e parte do telhado de uma empresa. Sem contar que são frequentes as quedas de galhos e pedaços de tronco dos centenários eucaliptos da praça, o que comprova a necessidade de um trabalho urgente de manutenção e poda. Outra prova da urgência do trabalho é que várias árvores estão em más condições. Uma delas, localizada no canteiro central próximo à Oficina Escola, está bastante inclinada dando sinais que poderá cair em caso de ventania ou temporal. 

Nota oficial da secom

Com relação à queda de um eucalipto na Praça Getúlio Vargas no domingo, 28, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informa que as secretarias de Defesa Civil, Meio Ambiente, Cultura e Serviços Públicos tomaram as medidas cabíveis tão logo souberam  do ocorrido.
A Prefeitura já está em contato com o Iphan—Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional—, independente de projetos futuros, para solicitar uma orientação quanto à solução para os eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, com o objetivo de dar segurança à população que passa pelo local, seja a pé ou de carro. Infelizmente, a Prefeitura não pode tomar nenhuma medida sem a autorização do Instituto, uma vez que trata-se de patrimônio tombado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade