José Duarte
O povo de Nova Friburgo não arreda pé”. Com esta frase o bispo da Diocese de Nova Friburgo, D. Edney Gouvêa Mattoso, durante a parada para a benção eucarística em frente ao Palácio Barão de Nova Friburgo, diante do prefeito Heródoto Bento de Melo e secretariado, definiu a fé da multidão de católicos na última quinta-feira, 3, na solenidade de Corpus Christi, debaixo de chuva forte na missa e durante toda a procissão. Uma prova da força da Igreja Católica local. Quando muita gente imaginava que a chuva fosse estragar a festa, os fiéis mostraram o contrário e permaneceram firmes, cantando e louvando Cristo Ressuscitado.
A alegria das mais de duas mil pessoas desde as primeiras horas da manhã, e que permaneceu até as 14h30, encerrando os trabalhos de preparação e confecção dos 68 tapetes, desde a Catedral São João Batista à Paróquia São Bento Abade, em mais de 1200 metros de avenida, foi comprovadamente superior durante a missa e procissão, quando a chuva já era torrencial.
A liturgia do dia destacava que Cristo reúne e convida os cristãos a se nutrir do seu corpo, saciando a fome de amor e dignidade. O pão e o vinho, símbolos bíblicos, mostram que Jesus não permitiu que faltasse a ninguém o alimento de cada dia. A música A Força da Eucaristia, do CD Graças Senhor, da Irmã Mirian Kolling, solicitada por d. Edney como tema da procissão, foi cantada pela multidão de católicos.
A solenidade deste ano teve como tema Eucaristia e Sacerdócio, Alimento e Comunhão na Igreja, extraído do Evangelho de São Lucas 6;35. Na homilia da missa, d. Edney, que pela primeira vez acompanhou as comemorações do Corpus Christi em Nova Friburgo, declarou: “A solenidade mostra a todos nós que temos que ser firmes na fé, que Deus nos renova o convite a cada dia para seguir seu caminho e, acima de tudo, nossa obra deve ser comprovada com atos”. O evento teve realização da Diocese e Prefeitura de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário