Depois de uma intensa seca, Nova Friburgo e as demais cidades vizinhas enfrentam agora o problema das chuvas. Com o temporal que caiu sobre a região na tarde do último domingo, 15, o município de Bom Jardim sofreu diversas adversidades — foram 77 milímetros de chuva em apenas 45 minutos, e ventos de até 88 quilômetros por hora.
“Foi um volume de chuva muito alto em pouco tempo e ventos bem fortes, chegando ao grau nove na escala Beaufort. Sem contar que o solo estava muito seco devido à longa estiagem. E aí, a junção de todos esses fatores acabaram provocando queda de árvores, destelhamento de casas, queda de barreira, entre outras ocorrências”, explica o coordenador da área de climatologia da Defesa Civil de Bom Jardim, Lucien Alhanati.
Ainda segundo o órgão, não houve registro de vítimas nem de desabamentos até o momento. Apesar da forte chuva, também não houve transbordamento de rios e córregos. Alguns locais, como a Santa Casa de Bom Jardim — o hospital público do município — ficaram alagados devido ao entupimento de calhas e redes pluviais. No bairro Bem-te-vi, uma árvore de mais de quatro metros de altura caiu e destruiu um ponto de ônibus ao ser arrancada pela raiz devido à ventania.
Já na localidade conhecida como Rua Nova, a via precisou ser parcialmente interditada por conta de uma enxurrada de lama que desceu de um condomínio ainda em fase de construção em uma rua situada acima. No Alto Sertão, um muro desabou. Também foram registradas outras quedas de árvores e galhos, queda de barreira em estradas e destelhamento de casas.
Assim como Nova Friburgo, Bom Jardim ficou sem energia elétrica durante a noite de domingo. “Ficamos sem luz, mas trabalhamos até a madrugada com todo o efetivo da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a concessionária Ampla, para solucionar os problemas. Ontem, 16, o trabalho de corte de árvores, limpeza das ruas e religamento de energia de localidades distantes continuam”, concluiu Lucien. O telefone da Defesa Civil de Bom Jardim para atendimento a comunidade é o (22) 2566-2342.
Deixe o seu comentário