Texto: Felipe Basilio / Fotos: Lúcio Cesar Pereira
O brasileiro está tendo um mês de junho daqueles pra ficar pra história. A Copa do Mundo no Brasil é a realização dos sonhos de quem ama futebol. E os horários dos jogos do Brasil, sempre nos fins de tarde, são o pontapé inicial para aquele bom churrasco. Futebol, carne, cerveja, refrigerante... A bola rola e a diversão está garantida nas varandas e nas áreas de lazer. O comércio é que comemora. Em alguns estabelecimentos, a venda chega a dobrar em dias de jogos da equipe de Felipão, e a expectativa é de que à medida que o time brasileiro vá avançando na Copa, a venda de itens de churrasco se torne a campeã no comércio local.
Em um açougue na Rua Moisés Amélio, o movimento é intenso, principalmente em vésperas de jogos. A venda aumentou em 30% desde o início da Copa. Quatro funcionários trabalham no estabelecimento e são liberados meia hora antes dos jogos do Brasil. Ainda assim, a procura por contrafilé, linguiça e asas de frango superam as expectativas e lideram as vendas no estabelecimento. E por conta do Mundial, os preços baixaram 10% em média. O proprietário, Ronaldo dos Santos, se mostra satisfeito com os números e espera que o bom momento continue. "A procura é grande. Os churrascos têm alavancado a nossa venda. Temos que dar conta e aproveitar esta Copa do Mundo e torcer pelo Brasil”, comenta.
Em outra loja, na Rua Farinha Filho, o movimento é muito acima do normal. Em cada um dos dois jogos do Brasil até o momento, as vendas dobraram em relação a dias comuns. Quase uma tonelada de carne foi vendida no estabelecimento desde que a Copa do Mundo começou. As melhores vendas do ano de 2014 foram registradas nas vésperas e nos dias de partidas do time Canarinho: 700 kg. A venda de cervejas também chama atenção. Latas empilhadas e precificadas estimulam as compras e dimensionam a expectativa do consumo. Mais de seis mil unidades foram vendidas na loja somando os dias 12 e 17 deste mês. O gerente Geraldo Antunes aponta as promoções como facilitadores dos bons resultados. "Temos algumas carnes em promoção e as cervejas também. As vendas foram facilitadas por isso. Nesta segunda-feira vamos funcionar até 16h45 para atender a demanda, e no domingo vamos ficar entre 8h e 14h, esperando todos que queiram comprar a carne pra fazer aquele churrasco na segunda e torcer pelo Brasil”, frisou.
Ainda não há resultados notados pela Câmara de Dirigentes Lojistas do município. A expectativa do presidente da entidade, Braulio Rezende, é de que setores específicos tenham bons números. "As vendas devem ter ligeira elevação em lojas que comercializam aparelhos de TV e artigos esportivos, por exemplo, além de bares e restaurantes, que certamente irão reunir torcedores nos dias de jogos. Caso a seleção brasileira avance na competição, o clima da Copa aos poucos contagiará mais torcedores, o que pode contribuir para melhorar o desempenho do comércio de Nova Friburgo no mês de junho”, comentou. A análise das vendas só será divulgada no fim do mês, com a Copa do Mundo ainda em andamento.
Deixe o seu comentário