Chocolate: aprecie com moderação

Nutricionista alerta sobre consumo excessivo do doce durante a Páscoa
sábado, 31 de março de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)

 A Páscoa é momento de reunir a família, refletir sobre a vida, renovar as esperanças e, claro, degustar muitas comidas saborosas. Dentre as iguarias presentes nessa época do ano, inclusive, estão os tradicionais ovos de chocolate. O doce é presença certa na casa de muitos brasileiros. Mas não são só os adultos que aproveitam a data para se deliciar com essas guloseimas, pelo contrário. As crianças são as que mais ganham chocolates - principalmente pelos brinquedos que costumam vir dentro de grande parte deles.  

 E é aí que mora o dilema: deixar ou não os pequenos se lambuzarem com os quitutes? Para a nutricionista Janaina Bairral, proibir o consumo do doce não é a solução, mas é preciso ter um equilíbrio. “O mais indicado é dar pequenos pedaços depois das principais refeições, nesse momento a criança estará saciada da alimentação e esse chocolate funcionará como uma sobremesa e não um lanche”, orienta Janaina.

Na maioria dos casos, os ovos de chocolate com temas infantis pesam cerca de 150 gramas. A quantidade pode parecer inofensiva a primeira vista, mas engana-se quem pensa que é. Uma barra do doce, com o mesmo peso, pode ter aproximadamente 800 calorias. O que representa boa parte do que deve ser ingerido diariamente por uma criança.

E não é só sobrepeso infantil que deve preocupar os pais na hora de liberar ou não os chocolates para a garotada. Janaina ainda alerta para outras consequências que o consumo exagerado do doce pode gerar. “A ingestão em excesso pode trazer problemas como aumento de colesterol, devido a grande quantidade de gordura do chocolate, além de problemas de pressão alta”.

Vilão ou mocinho?

Segundo a OMS a ingestão de açúcar diária não deve ultrapassar 50 gramas, o que representa cerca de seis colheres de chá. No entanto, a quantidade de guloseimas que a criança pode comer tende a variar muito porque envolve fatores pessoais, como a idade, o peso, os hábitos familiares e até os exercícios físicos praticados. Por esse motivo, pelo menos no caso do chocolate, o ideal é respeitar o consumo diário recomendado.

“Para as crianças, é indicado comer no máximo 30 gramas por dia. Já para os adultos, essa quantidade pode chegar a 50 gramas”, orienta a nutricionista. Para Janaina, além de degustar com moderação, o consumidor ainda precisa de equilíbrio na hora da escolha de qual opção de chocolate comprar.

“Tudo em excesso faz mal, mas os chocolates amargos e meio amargos são as melhores opções no que diz respeito a componentes mais saudáveis. No caso das crianças, que possuem uma resistência maior com essas opções mais amargas, o certo é consumir com ainda mais moderação. Outra ideia é dar preferência para os chocolates ao leite. Apesar de ainda serem bem gordurosos, eles são menos prejudiciais do que a versão branca. O chocolate branco tem muito mais gordura e as fonte nutricionais também são piores”, alerta.

Vale lembrar que para quem tem problemas de saúde, a composição do chocolate é essencial na hora da escolha. “O mercado de chocolates direcionados aos alérgicos e diabéticos tem crescido, mas ainda assim é preciso observar bem o rótulo para não comprar nenhum opção com componentes que possam causar reações”, aconselha Janaina.

Sobre o chocolate ser o grande vilão da Páscoa, a nutricionista defende: “Ele pode ser um vilão para quem quer emagrecer, já que pode acabar consumindo de forma desordenada e depois se arrepender. Tirando isso, o segredo é curtir a Páscoa, se alimentar da maneira certa e deixar a sensação de prazer proporcionada pelo chocolate para depois das refeições. Isso tanto para os adultos quanto para as crianças”, afirma Janaina, ressaltando que “Tudo com moderação”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Páscoa | Semana Santa
Publicidade