Cheiros que ajudam a vender

sexta-feira, 22 de agosto de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Cheiros que ajudam a vender
Cheiros que ajudam a vender

Você já ouviu falar em marketing olfativo? Pois saiba que esta é uma das formas mais eficazes de seduzir consumidores em potencial e, por isso mesmo, tem sido cada vez mais utilizada por agências de publicidade, lojas e empresas em geral. Hoje em dia lojas infantis têm cheirinho de morango ou de melão, as que vendem acessórios de verão e praia têm cheiro de coco, sobretudo no inverno, e as especializadas em artigos de decoração e presentes aromatizam o ambiente com essências de raízes, para manter o clima necessário a seus produtos, em sua maioria, de madeira ou fibras vegetais.

Percebendo esta tendência, a química Vera Lúcia Moutinho Fortes, especializada em desenvolvimento e qualidade de produtos na área de cosmética, aliou-se a uma amiga, Scheila Fernandes Aldeia, e no ano passado criaram a Safiya Adama, dedicada a aromatizar e personalizar ambientes.

Desde então, a Safiya vem marcando cada vez mais seu espaço no mercado local, perfumando lojas, hotéis, eventos, residências e até shoppings. Este ano, elas participaram da Fevest pela segunda vez, aromatizando a entrada e os desfiles, além de uma série de estandes. Também são elas as responsáveis pelo aroma que se sente ao visitar o primeiro e o segundo pisos do Cadima, assim como diversas lojas da cidade, como a Lounge, Feito por Nós, Malha & Cia, Tardene, Prime, Saddai, entre outras.

As próprias fragrâncias das lojas muitas vezes se tornam um componente de desejo, sendo comercializadas nas mesmas ou agregadas a seus produtos. A aromatização de roupas, principalmente calcinhas, mas também peças de lingerie noite e fitness, é uma idéia que vem dando supercerto.

Criando a identidade de uma marca

“A aromatização de ambientes representa a criação da identidade olfativa de uma marca”, explica Vera. “A permanência do consumidor na loja, o desejo de adquirir um produto, a sensação de bem-estar ali dentro, tudo isso é transmitido pelos odores”, continua.

A ciência já comprovou que as moléculas de cheiro atingem diretamente os receptores olfativos chegando ao cérebro de forma mais efetiva que qualquer outro sentido (visão, audição etc). E, o mais importante, na mesma região cerebral onde são processadas as emoções, desejos e instintos primitivos do homem, influenciando-os diretamente.

A arte de identificar a precisa associação entre fragrâncias e comportamentos não apenas possibilita a fidelização do seu cliente como permite estabelecer condições favoráveis em ambientes de trabalho, proporcionando harmonia e satisfação.

Não é à toa, portanto, que algumas lojas fazem questão de ter um cheiro próprio, marca capaz de levar o consumidor a identificá-la até de olhos fechados. Nos Estados Unidos, a moda sell with smell, isto é, venda pelo cheiro, é uma febre. Cinemas, lojas, restaurantes, eventos, clínicas de diagnóstico, bancos, praticamente tudo tem um cheiro. O Brasil só começou a valorizar o marketing olfativo há pouco tempo, mas, apesar do conceito ainda não estar muito difundido, já provou ser um diferencial importante num mercado cada vez mais competitivo e padronizado.

Mas é preciso muito cuidado, porque o contrário também é verdadeiro. O cheiro pode afastar os clientes também. Afinal, não existe coisa pior que ficar num lugar com cheiro desagradável. “O olfato pode ser considerado o mais imediato de todos os sentidos”, define Vera, lembrando que os aromas nos remetem a sensações, momentos e memórias da nossa própria existência.

A Safiya só trabalha com essências importadas que são vendidas em frascos de 250 ml, 500 ml e 1 litro. Dependendo do ambiente a ser aromatizado, estas ficam no ar mais ou menos tempo. No projeto, Vera leva em consideração o fato da loja ficar situada em rua ou em shopping e até se a mercadoria fica exposta ou dentro de sacolas. As essências devem ser borrifadas duas a três vezes por dia. Como não usam corantes artificiais, o produto não mancha estofados, tapetes ou cortinas.

São mais de vinte essências prontas, mas os perfumistas da Safiya podem desenvolver aromas especiais, de acordo com o gosto do freguês. “Temos uma infinidade de aromas disponíveis para serem misturados. Então, quem gosta de CK One, Yves St. Laurent ou qualquer outro perfume pode ter este cheiro em sua casa ou em sua loja”, diz Vera. “O importante é que elas tenham um cheiro que te identifique”, continua.

Numa loja de peças íntimas, as calcinhas aromatizadas venderam muito mais rapidamente que outras, idênticas e colocadas ao lado, porém, sem cheiro. No Brasil temos muitos exemplos dessa tendência, como a rede de lojas Chocolate, que utiliza dezenas de litros de aromatizante para perfumar, literalmente, todos os seus produtos, com a sua fragrância exclusiva, com um impacto considerável em suas vendas.

A ciência já comprovou que as moléculas de cheiro atingem diretamente os receptores olfativos chegando ao cérebro de forma mais efetiva que qualquer outro sentido (visão, audição etc). E, o mais importante, na mesma região cerebral onde são processadas as emoções, desejos e instintos primitivos do homem, influenciando-os diretamente.

Segundo Vera, quando um cliente entra em uma loja com um cheirinho agradável ele se sente bem, acaba permanecendo mais tempo no local e, conseqüentemente, comprando mais. Já foi comprovado cientificamente um aumento de, no mínimo, 5% nas vendas depois de alguns meses usando uma identidade olfativa. “Quando você entra numa loja de tapetes, por exemplo, tem o cheiro do pó, do cordão, das linhas. Não é nem um pouco agradável permanecer no local. Nesse caso, utilizamos uma identidade olfativa que remeta ao oriente para dar uma sensação de bem-estar, de aconchego”, explica.

Outro exemplo é a parte alimentícia. Um aroma de chocolate na praça de alimentação pode representar um aumento considerável nas vendas. A pessoa sente o cheiro, visualiza o produto e compra. Na parte de empreendimentos imobiliários a influência também é muito interessante. Durante o lançamento de um prédio de luxo foi utilizado aroma de erva-doce e camomila, aromas que remetem a cuidados, bem-estar e segurança. A pessoa se sente bem no local e pensa: “Puxa, eu quero morar aqui”. E isso acaba influenciando na compra do apartamento.

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