Chegou pra ficar: segunda edição do Route MTB é confirmada para agosto

Prova integra o calendário oficial de eventos da Festa Suíça
quarta-feira, 01 de fevereiro de 2017
por Vinicius Gastin
Largada da Route MTB do ano passado: prova terá nova edição este ano, também no mês de agosto (Foto: Divulgação)
Largada da Route MTB do ano passado: prova terá nova edição este ano, também no mês de agosto (Foto: Divulgação)

Novidade em 2016, a prova de mountain bike “Route MTB Fribourg” parece ter ganhado espaço no calendário de eventos da modalidade. A segunda edição está programada para acontecer no dia 20 de agosto, integrando o calendário oficial de eventos da Festa Suíça. O objetivo é relembrar e celebrar os pioneiros dessa modalidade em Nova Friburgo.

Em 2016 a prova teve largada na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista, com a modalidade mountain bike Maratona XCM. Os competidores puderam optar por uma das quatro categorias, em um percurso total de 60 quilômetros, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria. Dentre outros caprichos, um dos charmes do trajeto foram os três túneis. Um deles, inclusive, aproveitava a estrutura da formação rochosa, sendo considerado como ponto alto da prova.

A criação deste evento faz parte de uma série de ações para fortalecer ainda mais o ciclismo na cidade. A refundação do Bicyclete Club Friburguense, que tem Eduardo Salusse como presidente de honra, também é um dos projetos coordenados por Orlando Miele. A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços, e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas. No país europeu, em regiões como Genebra, por exemplo, o número de ciclistas aumenta, em média, 70% a cada cinco anos.

De acordo com registros, a bicicleta chegou a Nova Friburgo no final do século 19. Na tradição de ruas e praças, eram consideradas elementos de modernidade. Muitas delas já circulavam pela cidade, e exigia-se que os ciclistas, à noite, tivessem marcha moderada e a lanterna acesa, pois a população friburguense ainda não havia se acostumado com aquela novidade, assim como os velocípedes, geralmente utilizados pelos meninos. 

Com a chegada dos veranistas a Nova Friburgo, geralmente aos finais de ano, já se começava a projetar eventos na cidade. As corridas de bicicleta eram consideradas como um grande momento do verão friburguense. A então Praça 15 de Novembro (atual Getúlio Vargas) era transformada no velódromo friburguense. 

Eduardo Salusse, de tradicional família da cidade, criou em 9 de abril de 1899 o Bicyclette Club Friburguense, destinado a competições desse veículo. Além de ser considerado um divertimento, era ainda um exercício físico bastante procurado por quem desejava trabalhar o corpo e a mente.

Foto da galeria
Túneis deram charme especial à primeira edição do Route MTB
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo | Mountain Bike
Publicidade