Chegam ao fim as etapas intermunicipais para a Conferência Nacional de Educação

terça-feira, 29 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Município polo de outras 15 cidades, Nova Friburgo finalizou neste último fim de semana, as etapas regionais preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em maio de 2010 em Brasília. Aproximadamente 200 participantes de diferentes segmentos dos municípios de Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Santa Maria Madalena, Duas Barras, Bom Jardim, Carmo, Cordeiro, Sumidouro, Trajano de Morais, Macuco, Cachoeiras de Macacu, São Sebastião do Alto e Cantagalo, participaram efetivamente destas etapas, contribuindo e expondo as peculiaridades de cada cidade participante. Com isso, a próxima fase de preparação será a etapa estadual, no próximo mês de novembro, no Rio de Janeiro.

A Conferência Nacional de Educação (Conae) será um espaço democrático e aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional, através de construções de diretrizes da política nacional de educação e de seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade. O tema central é O sistema nacional articulado de educação: construindo o plano nacional de educação, suas diretrizes e estratégias de ação, que será organizada para criar temas para a educação escolar - da educação infantil à pós-graduação. As etapas preparatórias para a Conae são realizadas em diferentes territórios e espaços institucionais em todo país, de modo que todos terão a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira, a partir deste ano.

Nas reuniões em Nova Friburgo foram discutidos seis eixos: papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da educação; financiamento da educação e controle social; justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

 

“Valemos o que somos e sabemos”

 Com base nestas questões, o prefeito Heródoto Bento de Mello foi enfático ao afirmar no seu discurso durante a abertura da etapa intermunicipal, no último sábado, 26: “O que vale é o que somos e sabemos, e não o que temos. O setor da educação no país está passando por um momento crítico e instável”, e ressaltou ainda a importância do debate com a população: “Estamos discutindo a formação do povo brasileiro, as dificuldades encontradas pelas famílias em educar os filhos. O sistema educacional brasileiro, comparado com outros países, está muito atrasado. Temos que trabalhar e muito para diminuir os caminhos das diferenças sociais, para quando Nova Friburgo completar 200 anos, ter um povo mais culto e mais forte”, destacou.

Ainda voltado ao setor educacional do município, o presidente da comissão de Educação da Câmara e líder da bancada do governo, vereador Marcelo Verly, acentuou algumas medidas que a cidade vem adotando para melhorar esta questão no município: “É uma honra debater temas como este. Há anos a Câmara vem trabalhando com projetos que visam à melhoria da educação em Nova Friburgo. Criamos os planos Municipal de Educação e o de Cargos e Carreiras; aprovamos a lei que possibilitou a recontratação de centenas de profissionais da área, oriundos dos concursos públicos; e, mais recentemente, aprovamos o projeto que descentraliza a compra da merenda escolar. Mas nossos trabalhos não param aí e tudo o que está sendo feito poderá ser ampliado. Nossos indicadores não eram positivos, mas devemos desenvolver o setor educacional ainda mais, analisou Verly, lembrando ainda que Nova Friburgo é um grande polo universitário do interior do Estado.

Durante a solenidade de abertura da última etapa regional do Conae, a importância do diálogo entre governo e a sociedade foi bastante destacada. Segundo a representante do MEC, Maria Helena Gutierrez de Sá, “é a primeira vez na história do país, que se debate, propõe e discute políticas públicas entre quem executa e quem se beneficia da educação”.

Já a secretária municipal de Educação de Nova Friburgo, professora Ledir Porto, ressaltou o seguinte: “A grande importância desta discussão está em expor as peculiaridades educacionais de cada pequena cidade do interior do país de extensão continental como é o Brasil. Ter a oportunidade de ser ouvido, de pensar as políticas públicas voltadas para o ensino em nossa região e mostrar as nossas necessidades é excepcional”.

De acordo com José Adilson Gonçalves Pedro, presidente estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário municipal de Educação do município de São José do Vale do Rio Preto, “a Conae é uma grande oportunidade para discutir políticas públicas de educação. Todos os municípios, de um modo geral, estão sendo ouvidos e isso é muito importante”, relatou.

 

Fãs do Prefeito

  A professora da rede municipal de Teresópolis, Maria Lúcia Fernandes Guimarães - acompanhada de um grupo de outras professoras daquele município - que fez questão de ser fotografada junto ao prefeito de Nova Friburgo, com o qual concordou acrescentando: “concordo com o prefeito. A desagregação familiar é um fato muito importante que deve ser discutido e levado em conta. A participação da família no desenvolvimento educacional da criança é fundamental para torná-la um cidadão consciente e exemplar. Essa discussão é muito importante, temos de lutar para conseguirmos uma educação de qualidade”, concluiu.

Além do prefeito Heródoto Bento de Mello, compuseram a mesa: a secretária municipal de Educação de Nova Friburgo, Ledir Porto, o secretário Geral de Governo, Braulio Rezende, a representante do MEC, Maria Helena Gutierrez de Sá, a representante da comissão estadual do Conae, Bertha do Vale, a diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, Jean Beatriz, o vereador Marcelo Verly, a coordenadora da Região Serrana II, Valéria Gomes; e os secretários municipais de Educação Gilvana Miranda (Cachoeiras de Macacu); Albina Salgado (Cordeiro), sendo que também estiveram representados à mesa os municípios de Cantagalo, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena e Trajano de Morais. Também participaram do evento os vereadores Isaque Demani e Professor Pierre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade