Por Vitor Diniz*
Falar de uma cidade que eu amo é fácil, talvez escrever sobre ela, nem tanto, pois cunhar algo nas páginas de um diário tão tradicional como este é uma responsabilidade grande, porém atraente.
Fui colunista do Caderno Light entre 2003 e 2007, no espaço Popmix e sei o quanto A VOZ DA SERRA é importante para a região. Hoje, no aniversário de Nova Friburgo, me sinto ainda mais identificado com esta cidade, que não me deu a luz, mas sim aos meus filhos, hoje já adultos. Esta cidade que, dizem, me caracterizar tanto — afinal já são mais de vinte anos de amor —, é tão importante para mim e para muitos de vocês que neste momento estão lendo esse texto, que hoje temos, de fato, que comemorar muito.
Assim como eu, sei que muitos friburguenses, nascidos aqui ou não, mesmo com os compromissos inevitáveis da turbulenta vida moderna, não conseguem ficar muito tempo longe da cidade. Em nosso imaginário e em nossas divagações, estamos sempre nas ruas, nas esquinas e no clima da cidade que remete à sua origem. Suíça, você pensou? Pensamos, acima de tudo, na nossa casa, por excelência, que é Nova Friburgo!
Por essas e por outras, subir a serra traz sempre um sabor especial às nossas almas. Descer, por mais que a obrigação nos chame e por outros motivos também, pode oferecer certa dose de melancolia. Aqui, conhecemos quase todos, temos a família e os amigos. Aqui, nos sentimos bem e podemos assimilar melhor, sobretudo a arte. Um bom filme parece mais coeso ou especialmente a música, que aqui pode ser melhor digerida em nosso clima tão inspirador e propício à criação. Cheers, Nova Friburgo!
*Vitor Diniz é editor do site www.popmix.com.br no UOL Música
Deixe o seu comentário