Há anos abandonado, o chafariz do Largo João Baptista Bussinger, na esquina da Avenida Euterpe Friburguense com a ponte da Rua Sete de Setembro, no Centro, começou a jorrar água nesta quarta-feira, 16, dia do bicentenário de Nova Friburgo. O local foi recuperado através uma parceria público-privada.
A estrutura hidráulica e elétrica da fonte foi substituída. Os três anjinhos que ornam o alto do chafariz recebeu nova pintura dourada. A mureta do largo também foi reformada e o piso trocado. A grama do canteiro passou por capina e mudas de flores vermelhas foram plantadas ao redor do espaço. O largo também ganhou iluminação especial.
As obras começaram a ser realizadas no fim do mês passado pela Secretária Municipal de Serviços Públicos, com apoio do bar Barbatana (antigo Casarão de Minas) e a Ultra Cell. O espaço estava abandonado há anos, cercado de mato e bastante deteriorado devido a ação do tempo, frequentemente virava depósito de lixo.
O largo homenageia o advogado, jornalista, poeta e ex-vereador João Baptista Bussinger, que teve importante atuação na defesa de presos durante a Ditadura Militar e ativa vida política e social na cidade. Morto aos 79 anos, em 1987, ele presidiu a Câmara Municipal, a 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e foi fundador do Clube de Xadrez.
Deixe o seu comentário