O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), enviou pesquisadores a Nova Friburgo para avaliar os projetos apresentados ao Prêmio Polícia Rio pelo 11º Batalhão de Polícia Militar e pela 151ª DP. A visita ocorreu na última segunda-feira, e os pesquisadores do Cesec, Alberto Alvadia e Angélica Faria, avaliaram de perto todo trabalho realizado no núcleo do Projeto Gol de Placa, do 11º BPM. Os pesquisadores do Cesec ficaram impressionados com a organização e a forma como são executados os projetos.
A equipe destacou a visão social da empresa Stam Metalúrgica em apoiar um projeto sério como o gol de placa, que atende a mais de 150 crianças e adolescentes no núcleo dois. As 41 ações chegam à fase final do prêmio, mas apenas cinco serão vencedoras.
Organizado em parceria por uma série de entidades particulares, ONGs e até mesmo o Instituto de Segurança Pública (ISP), o concurso premiará em breve as 20 melhores ações de boas práticas da polícia fluminense, com prêmios de R$ 5 mil. Ao todo foram inscritas 500 ações desenvolvidas no estado. Além da premiação, o concurso elegerá também a melhor iniciativa segundo o julgamento popular, que poderá ser feito pela página da internet (www.premiopoliciario. com.br).
O projeto vencedor na opinião dos internautas receberá uma menção honrosa. Vale lembrar que se o núcleo de Nova Friburgo for vencedor, a cidade ficará entre as cinco ações que fazem a diferença para reduzir a violência no estado do Rio de Janeiro. “Nossa atividade serve como modelo para estimular outras instituições do estado ou fora dele”, afirma Alex Carvalho, coordenador do Projeto gol de placa.
Dentre as ações estão os projetos apresentados pelo comandante do 11º BPM, tenente-coronel Robson da Silva Santos, e pelo ex-delegado da 151ªDP, Henrique Pessoa, que concorre com o projeto cartilha Polícia cidadã.
CBF muda disputas nas séries C e D
A crise financeira mundial já atingiu a maior parte dos segmentos esportivos no mundo e no Brasil não é diferente. A mais recente notícia surgiu esta semana e traz mudanças significativas para diversos clubes brasileiros. A CBF, em ofício destinado aos presidentes das federações estaduais, comunicou a mudança nas fórmulas de disputa dos campeonatos brasileiros das séries C e D, esta última recém-criada. De acordo com a entidade que administra o futebol nacional, o propósito de tal mudança é realizar campeonatos mais curtos e com custos bem menores, viabilizando assim despesas proporcionalmente mais baixas para os clubes participantes das duas disputas.
Na terceira divisão nacional, agora serão quatro grupos de cinco clubes cada, ao invés de dois grupos de dez times. A definição foi feita levando-se em conta a região de cada clube. Duas equipes se classificam em cada chave. A disputa segue de forma eliminatória (8/4/2 clubes) até que se conheça o campeão. Os quatro semifinalistas estarão automaticamente classificados para a série B do próximo ano. Confira a composição dos grupos da série C:
GRUPO A
Rio Branco/AC, Sampaio Corrêa/MA, Luverdense/MT, Águia de Marabá/PA, Paysandu/PA
GRUPO B
ASA (AL), CRB (AL), Confiança (SE), Icasa (CE), Salgueiro (PE)
GRUPO C
Gama (DF), América (MG), Mixto (MT), Ituiutaba (MG), Guaratinguetá (SP)
GRUPO D
Marília (SP), Marcílio Dias (SC), Criciúma (SC), Brasil (RS), Caxias (RS)
Na Série D serão agora dez grupos de quatro clubes cada, enquanto anteriormente eram oito grupos de cinco times. A definição das chaves também se dará de forma regional e, em cada grupo, passarão duas equipes para a próxima fase. Daí em diante, a disputa se dará de forma eliminatória, até que surja o campeão. Assim como na série C, os semifinalistas também subirão de divisão. Os grupos serão definidos assim que os estaduais terminarem. As datas de início das duas competições estão mantidas.
FRIBURGUENSE
No caso do Friburguense, nosso representante, se o time conseguir a classificação ao final do Campeonato Estadual, estará automaticamente com o passaporte garantido para a série D, uma espécie de 4ª divisão do futebol brasileiro. Para passar para a competição nacional o Fri precisa terminar o cariocão 2009 até a 7ª colocação, caso contrário estará eliminado.
Deixe o seu comentário