César Vasconcellos inicia ciclo de palestras sobre saúde mental

segunda-feira, 05 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
César Vasconcellos inicia ciclo  de palestras sobre saúde mental
César Vasconcellos inicia ciclo de palestras sobre saúde mental

O médico psiquiatra César Vasconcelos de Souza, que mantém a coluna “Saúde Mental e Você”, às quintas-feiras, neste jornal, inicia ciclo de palestras sobre saúde mental neste sábado, 3, na sede da Academia Friburguense de Letras (AFL - Praça Getúlio Vargas 57, Centro). As palestras são resultado de parceria entre a AFL e o site www.portalnatural.com.br. Serão realizadas no horário das 17h30, aos sábados, durante quatro meses.

A primeira palestra, neste sábado, tem o tema “Depressão: que mais ajuda além da medicação?”; dia 7 de abril, “Aprendendo a lidar com a ansiedade”; 5 de maio, “A mudança do que você é”; e 2 de junho, “A procura da felicidade”. É sugerido aos participantes que levem o quanto puderem dentre produtos como arroz integral, feijão, açúcar mascavo, óleo de soja, canjiquinha, fubá, macarrão integral, leite de soja (em pó ou líquido), azeite de oliva, grão de bico, lentilha, ervilha, farinha de mandioca e azeitona; e material de higiene e limpeza como sabonete, pasta de dente, detergente, sabão em pó, sabão em barra, saponáceo e desinfetante, que o médico encaminhará para famílias carentes. Porém ele esclarece que o ingresso nas palestras não depende desta doação, mas sim de vagas, que são limitadas.

O PORTAL NATURAL – É um site de educação e saúde. A maior parte das informações é sobre saúde mental, mas também há outras sobre nutrição vegetariana, atividades físicas e tudo que é bom para a saúde de maneira natural.

As informações do portalnatural.com.br oferecem ao público uma alternativa para a medicina convencional, o que pode ser feito de maneira natural que ajuda a saúde. O site foi criado pelo filho do médico, web designer, premiado pelo Ibest em 2006, em concurso nacional na categoria de saúde e bem-estar. Foi classificado entre os três melhores do Brasil, junto ao da Sociedade Brasileira de Diabetes e do conhecido médico Dráuzio Varela. Nesse portal, César Vasconcellos cuida da parte científica e médica, com artigos de sua área.

O CICLO DE PALESTRAS – César Vasconcellos chegou a fazer palestras num ciclo realizado em passado recente, no Centro de Arte, juntamente com colegas de outras especialidades do Hospital Silvestre, do Rio de Janeiro. Eram cardiologistas, ginecologistas e também nutricionistas.

As palestras eram realizadas uma vez por mês com orientações para o público friburguense. Agora, com o ciclo de palestras da AFL o objetivo é retomar essa atividade, também com o propósito de orientar a população. Os temas são relativos à saúde mental e as palestras serão todas proferidas por César Vasconcellos.

Quem puder deve levar os produtos sugeridos, alimentícios saudáveis ou materiais de higiene e limpeza. No entanto a doação dos produtos não é obrigatória e, mesmo sem contribuição, pode-se participar das palestras. Os produtos arrecadados serão entregues a famílias carentes.

As palestras poderão ter continuidade, podendo ser uma a cada mês, até o fim deste ano. O local ainda deverá ser definido. Os temas deverão continuar ligados a produtos naturais e à vida saudável em geral, que muito ajudam no tratamento das doenças, inclusive mentais.

De acordo com César Vasconcellos, a prática de exercícios físicos, alimentação em horários corretos, eliminação de substâncias tóxicas, sono na melhor hora, por exemplo, ajudam o cérebro a funcionar melhor e ajudar a pessoa – além dos medicamentos e terapias – a recuperar a saúde.

Muitas dessas orientações serão passadas no ciclo de palestras da AFL, que embora tenha tema restrito à saúde mental, também incentivará os participantes a tomar a iniciativa de uma vida natural, por saberem que existem alternativas sem ser o meio convencional, como os remédios de tarja preta, por exemplo.

Segundo César Vasconcellos, até a depressão, um transtorno muito em evidência atualmente, pode ter tratamento também com os meios naturais. “Isto é importante porque certas substâncias tóxicas excitam e depois deprimem o cérebro. E a pessoa que se trata de depressão e pratica exercícios físicos, além da medicação e da terapia, melhora mais rápido que aquelas que não fazem exercício físico – uma coisa natural – e mesmo assim usa a medicação e faz a terapia. Alguns procedimentos naturais da vida ajudam sim a recuperar a depressão”, finaliza o dr. César Vaconcellos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade