O Centro de Estudos Supletivos (CES) lançou na noite da última segunda-feira, 2, o livro Poetisando Vinícius de Moraes e o calendário 2011, ambos com ilustrações e poesias dos alunos, com colaboração de professores, ex-alunos e ex-funcionários. Os trabalhos integram o projeto Praticando Arte, que existe desde 2002, que permite aos alunos desenvolverem poesias inspiradas em autores, além da releitura de grandes obras de arte de pintores famosos.
O livro, que já está em sua oitava edição, foi totalmente desenvolvido no CES. O prefácio é da ex-diretora Ana Maria — uma das professoras que implantou o sistema na cidade. A diagramação é da ex-aluna Natasha Ângelo. A obra é composta ainda de poesias que os alunos fizeram inspiradas na obra de Vinícius de Moraes e ilustrada com reproduções das pinturas de Renoir, Pablo Picasso, Manet, Portinari e da professora Edelci Pitaggio, que orientou todas as tarefas desenvolvidas na oficina e foi a homenageada da noite. O calendário também foi ilustrado com essas reproduções de obras de arte.
No lançamento, alunos, pais e professores se emocionaram ao ver o resultado de todo um trabalho desenvolvido ao longo das aulas. A professora Edelci, sobre o resultado final das oficinas realizadas em sala de aula, afirmou:
— Cada ano me surpreendo mais com a qualidade dos trabalhos que os alunos fazem. É uma emoção muito grande ver aquele aluno, que dizia não ser capaz, fazer um trabalho maravilhoso — afirmou a professora, que dedicou a homenagem ao falecido marido, Jorge Suppa. Já o aluno Maicon César Tardim se surpreendeu ao ver que a capa do livro foi um trabalho feito por ele.
O projeto ‘Praticando Arte’ também é direcionado a portadores de necessidades especiais. Este ano, por exemplo, o trabalho foi feito com alunos cegos e de baixa visão, que através do tato reproduziram os desenhos que também fazem parte do conteúdo do livro. Maria Helena, que está terminando os estudos este ano, disse que se sente gente ao ver que é capaz de escrever poesias e principalmente conseguir terminar os estudos depois de tanto tempo fora da escola.
Águeda Knupp, diretora do CES, afirma que o livro é como um filho para os professores, que fazem toda a elaboração com muito cuidado e carinho. A diretora adjunta, Rosalí, ressalta a importância de fazer parte de uma proposta tão interessante, que é capaz de deixar os olhos dos alunos brilhando de felicidade.
O Centro de Estudos Supletivos é uma escola semipresencial, onde o aluno tem a liberdade de escolher o horário que deseja estudar. Para quem deseja ingressar no CES, todas as segundas-feiras o grupo faz reuniões com pessoas que desejam estudar no sistema a distância, mostrando os métodos de ensino utilizados.
Deixe o seu comentário