As cervejas artesanais produzidas em Nova Friburgo Barão Bier e Ranz Bier serão degustadas na quarta edição do Mondial de la Bière, o mais importante evento de cervejas artesanais e premium das Américas, que acontecerá da próxima quarta-feira, 12, a domingo, 16, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Os ingressos podem ser adquiridos em www.mondialdelabiererio.com.
As duas marcas friburguenses serão apresentadas aos cariocas e turistas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que quer mostrar o potencial do mercado cervejeiro no interior fluminense. Além dos rótulos friburguenses, outras seis marcas de Petrópolis, Itatiaia, Itaperuna, Três Rios, Quissamã e Miguel Pereira participaram de sessões de degustação no estande A-21, no armazém A-2.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, até a metade deste ano, o total de cervejarias registradas no país era 394, sendo o número de cervejarias artesanais superior a 300. Assim como em todo o país, a expansão do mercado de cervejas especiais também cresce exponencialmente no Estado do Rio. Em 2012, eram 13 e ao final do ano passado esse número subiu para 31 cervejarias registradas.
“Se considerarmos neste universo ainda as cervejarias que estão em fase de registro e as empresas conhecidas como ciganas (que produzem a bebida em unidades industriais de outras cervejarias) este número é superior a 60 marcas em todo o estado do Rio de Janeiro”, disse o gerente setorial de alimentos e bebidas da Firjan, Antônio Tavares da Silva.
No estande, o público também poderá conhecer cursos e serviços oferecidos pelo Senai Tijuca para empreendedores que atuam no setor de bebidas. Além de oito novos cursos, onde se destacam os de Tecnologia Cervejeira Básica e de Análise Sensorial de Cerveja, a unidade também apresentará todas as atividades ligadas ao setor de alimentos e bebidas, como os serviços de análise laboratorial do Núcleo de Bioprocessos e os de consultoria tecnológica.
Deixe o seu comentário