Texto e fotos: Alexsandro Santos*
De beleza estonteante, as cerejeiras pintam ruas, avenidas e matas de Nova Friburgo nos tons cor-de-rosa. Estão por todo lugar, cativando os olhares de quem caminha pelo Centro e arredores da cidade; de quem passa nos automóveis e coletivos, de todos que observam a formosura que envolve as pequeninas flores. Difícil não notar tão esplêndida e divina criação.
Embora a floração dure apenas duas semanas, este tempo é suficiente para ter certeza de vislumbrar belas paisagens e ignorar a poluição visual que comumente invade a cidade. Beija-flores, saíras de sete cores, sanhaços e outros tantos desfrutam deste curto período de esplendor, quando as flores se exibem de forma poética, num convite ao néctar já tão disputado pelas abelhas.
Do gênero prunus e da família rosaceae, a cerejeira é símbolo de felicidade no Japão, sendo considerada a flor nacional do país nipônico. Embora esta árvore seja originária da Ásia, se adaptou muito bem ao clima friburguense, como mostram as fotos que ilustram esta matéria.
Vale apreciar este curto e belo espetáculo. Afinal, não dizem por aí que tudo o que é bom dura pouco?
* alex.sandro.fotografias@gmail.com
www.alexsandrofotos.blogspot.com
Deixe o seu comentário