A coordenação do Centro Social Nossa Senhora das Graças (CSNSG), a cargo de Carlos Jacome Magliano, o Carlão, promoveu encontro na noite de segunda-feira, 5, para apresentar os projetos em andamento em benefício não só dos moradores de Olaria, como de toda a cidade. Na ocasião, as empresas parceiras, entre elas, A VOZ DA SERRA, funcionários e voluntários receberam agradecimentos por apoiar as atividades. Também foram apresentados planos e metas, destacando-se a organização da biblioteca comunitária.
O padre Gelcimar Celeste, pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças, fez a abertura do evento com orações, lembrando que o CSNSG é um local de fé e obras a serviço dos irmãos. Carlão fez a apresentação dos projetos através de um telão, mostrando a paróquia e o CSNSG e seus serviços, como o colégio, a casa da música (em parceira com a Universidade Candido Mendes), a Agenda 21, escolinha de futsal, o Sítio Ecológico São Francisco de Assis, situado em Macaé de Cima; o movimento literário, a feira integrada, o festival de artes, as olimpíadas, a banda marcial e o grupo de dança. O coordenador do CSNSG abordou também o recém-inaugurado Espaço Pastoral e Social, com prestação de serviços à comunidade, como bolsas de estudo, alfabetização de jovens e adultos (em parceria com a Escola Sesi), atendimentos diversos, assistência social, dança de salão, farmácia comunitária, projeto Maturidade (grupo de terceira idade), promoção humana, projeto De Mãos Estendidas (que produz fraldas geriátricas) e quadras abertas à comunidade.
Como metas para um futuro breve, Carlão enfatizou a ampliação dos projetos, como atenção à Escola Municipal São José, que funciona num imóvel cedido pelo CSNSG no Alto de Olaria; inclusão digital (com cursos de informática), padaria escola (na E. M. São José), auditório (aberto à comunidade), coral (através da casa da música), fim de semana esportivo e aulas de dança, além da biblioteca comunitária, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), através da Câmara Empresarial de Olaria.
Ao fim da apresentação, Carlão fez agradecimentos aos voluntários, aos 80 funcionários e às diversas empresas e entidades que dão seu apoio ao CSNSG, como A VOZ DA SERRA. Ele falou do projeto Empresa Madrinha, em que novas empresas são aguardadas para se somar aos vários projetos em desenvolvimento e aos que ainda estão para serem iniciados, beneficiando toda a comunidade com prestação de serviços.
O presidente da Acianf, José Alexandre Almeida, comentou durante o evento que o apoio ao CSNSG foi viabilizado através da Câmara Empresarial de Olaria, que juntamente com a Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino propiciou à Acianf maior interação com a comunidade friburguense, além de descentralizar as atividades da associação. Menina dos olhos da Acianf, o projeto da biblioteca comunitária do centro social foi abordado por José Alexandre, que também lembrou a realização do Dia de Olaria - a ser ampliado na segunda versão em 21 de abril do próximo ano – e o trabalho em prol da transformação de Olaria no 9º distrito de Nova Friburgo, englobando Cônego e Cascatinha.
Para adesão e conhecimento dos projetos do CSNSG basta que as pessoas interessadas se comuniquem com a Paróquia Nossa Senhora das Graças ou com o colégio do mesmo nome, em Olaria, que atendem pelos telefones 2522-5702 ou 2522-4361, respectivamente.
Deixe o seu comentário