Centro Excursionista Friburguense com intensa programação neste mês

Com o lema permanente “Traga seu lixo de volta”, a ideia é que durante as caminhadas e visitas aos diversos pontos turísticos da cidade e região, os montanhistas recolham todo o lixo encontrado nas trilhas
quinta-feira, 30 de junho de 2016
por Dayane Emrich
Centro Excursionista Friburguense com intensa programação neste mês

O Centro Excursionista Friburguense (CEF) completa 81 anos de fundação no próximo dia 20. A instituição é o segundo mais antigo clube de montanhismo do Brasil, sendo o primeiro o Centro Excursionista Brasileiro (CEB), de 1919. Para celebrar a data, a instituição preparou uma série de atividades para este novo mês, que incluem eventos ecológicos e esportivos. 

Com o lema permanente “Traga seu lixo de volta”, a ideia é que durante as caminhadas e visitas aos diversos pontos turísticos da cidade e região, os montanhistas recolham todo o lixo encontrado nas trilhas de acesso as pedras, aliando preocupação com o meio ambiente, saúde e lazer em uma só atividade. 

A primeira aventura dos excursionistas friburguenses este mês será no próximo domingo, 3. Na ocasião, o grupo subirá a Pedra da Catarina Mãe (foto). A formação rochosa é uma das mais conhecidas na cidade e possui 1.449 metros de altitude. A caminhada até o cume dura cerca de 50 minutos e as trilhas do local também atraem praticantes de downhill e ciclistas.

No próximo dia 10, o destino será a Pedra do Imperador. Por conta dos 1.300 metros de altura, o ponto turístico proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas de Nova Friburgo. Além de bairros como Cônego, Cascatinha e Vargem Grande, do seu topo é possível observar Olaria, o Centro, Ponte da Saudade, Varginha e parte de Conselheiro Paulino. Isso sem mencionar as outras montanhas da cidade; Caledônia, Três Picos e das Catarinas, que ficam aparentes.

Já no próximo dia 17, os montanhistas irão explorar a Pedra do Porcelet, de 1.430 metros de altura. Situada ao norte do distrito de Mury, a caminhada ao topo do morro possui 12.580 metros de extensão e pode ser realizada de quatro a seis  horas de trekking de ida e volta. 

Cláudio Tardim de Souza Moraes, guia turístico e um dos organizadores das atividades do CEF, explica que esta é uma ótima oportunidade para quem gosta da natureza e da prática de esportes. “Além de fazer a caminhada, o que faz bem para a saúde, é possível conhecer muitas belezas da nossa cidade e realizar um trabalho de responsabilidade ambiental. Muita gente faz trilha e joga o lixo em qualquer lugar. É importante criar essa consciência de preservação”, disse. 

Ele destaca ainda que “é preciso levar água, lanche e ir com roupas apropriadas. Agora, no inverno, é imprescindível levar um agasalho”, pontua. As caminhadas são abertas a toda a população. As inscrições podem ser feitas, às 8h (antes da caminhada), no ponto de encontro, na Estação Livre -- antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas. 

Para participar basta doar um quilo de alimento não perecível ou um cobertor. Todo o material arrecado será doado à instituições sociais de Nova Friburgo como o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), Casa São Vicente de Paulo e a Clínica Santa Lúcia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Centro excursionista friburguense
Publicidade